Mentiras / Dificuldades / Esperança !!

Pois então...

Alguns dias não estão sendo fáceis...

Sair da nossa zona de conforto para descobrir uma nova realidade nem sempre é uma tarefa fácil...

Mas dizem que quando permanecemos estacionados, em meio às nossas convicções, também corremos risco de atravessar momentos dolorosos em nossa jornada...

Ao fim, percebemos que, de qualquer forma, teremos angústias e aflições em nossos dias... algumas fases mais ou menos coloridas... com mais ou com menos motivos para sorrir...

Esta mensagem... embora seja uma reflexão que poderá proporcionar um entendimento diferente para algumas outras pessoas, é antes uma tentativa de recuperar a esperança... mesmo quando o otimismo deixar lugar a alguns pensamentos pessimistas...

É... Não temos nós o controle de todos os nossos pensamentos...

E a realidade se apresenta de diferentes formas a cada um de nós...

Alguns podem acreditar e preferir ainda as ilusões...

Assim como cantava Cristiano Araújo: "Olha dentro dos meus olhos / E me conta umas mentiras / Só pra me agradar", há em nosso mundo muitos que valorizam este tipo de tratamento, esse tipo de diálogo, onde um ponto final nunca é um ponto final, mas muitas aspas são deixadas nos pensamentos de quem fala.

É... Não temos nós o controle de todos os nossos pensamentos...

Mas sempre que um pensamento ruim surgir, temos a opção de trocar ele por um pensamento melhor...

Pois ainda que exista o pessimismo a nos rondar, temos que criar uma blindagem para que não nos afetem tanto as inúmeras coisas que não dependem de nós...

É... eu sei... eu sei que é realmente triste saber que existe poluição no meio ambiente... Eu sei que muitas pessoas largam o esgoto de suas casas em valas que poluem os solos, lagoas e mares...

E a gente tenta alertar...

No meu tempo de escola falavam sobre os milhares de anos que uma garrafa de plástico levaria para se decompor...

Atualmente, elas podem ser reutilizadas para a construção civil...

Não sei mais o que se aprende hoje em dia...

Mas um tipo de conscientização neste sentido sempre deveria ter espaço...

Mas, não apenas o respeito à natureza e animais e o bom uso de seus recursos...

Afinal... quando que a empatia vai ser finalmente uma forma de viver em nossas casas, escolas e ambientes de trabalho?

Será que ficamos nos escondendo por muitos e muitos anos, sem deixar que alguém, verdadeiramente, pudesse nos conhecer?

Provavelmente, sim!

Certamente há coisas que somente Deus é que conhece sobre nós... Provavelmente, nem nós mesmos saberemos a nossa reação diante de coisas que até podemos imaginar, mas que muitas vezes nem chegarão a ocorrer em nossas vidas. E caso venham a ocorrer, podemos ainda ter escolhas bem diferentes das que estivemos supondo sobre nós.

A questão principal então é a busca pelo autoconhecimento, mas sem grandes pretensões de querer prever o nosso futuro.

Há quem não se importe em conhecer a si mesmo ou a quem quer que seja...

E precisamos estar prontos se quisermos dar um passo além nessa busca e reencontro de nós mesmos...

Humildade!! Eis a virtude que podemos alcançar se pudermos ter um olhar mais atendo aos nossos porquês!

Dizem que os olhos são a janela da nossa alma... e tantas vezes, olhamos nossos semelhantes, julgamos as suas escolhas e atitudes...

Eu sou o tipo de pessoa que diz: "Sim! Devemos julgar as escolhas e atitudes dos outros, mas não devemos condenar ninguém por ter escolhas e pensamentos diferentes dos nossos".

É o nosso julgamento uma tentativa de errar menos!!

Afinal, se vemos um comportamento que consideramos inadequado ou mesmo prejudicial, que coloca em risco a nossa integridade física ou de outras pessoas, devemos sim ligar uma luz de consciência para não repeti-lo. É o ato de "julgar" as coisas que nos dá a habilidade de errar menos...

Há, entretanto, quem não consiga ainda compreender que uma coisa é julgar e outra diferente é condenar. Esta última não nos cabe, principalmente se confiamos em Deus, que fará o nosso próprio julgamento quando chegar o tempo certo para isso... Ele tem a compreensão exata dos nossos porquês, das nossas desculpas, das nossas faltas e das obras boas que, de repente, a gente faça ou deixe de fazer...

Perceber tantos enganos por parte das pessoas queridas... tantas escolhas diferentes das que a gente gostaria que elas fizessem... Não é algo simples para nós... Mas não deve este nosso entendimento provocar a diminuição do nosso amor... É preciso respeitar as escolhas alheias, ainda que não concordemos sempre com elas... Afinal, não podemos mudar as pessoas, somente orientar quando tivermos oportunidade.

Mesmo com as dores que precisarmos carregar, é fundamental buscar a força que a fé nos permite...

Mesmo com os pensamentos de tristeza, é preciso buscar os pensamentos de alegria... a educação dos sentimentos passa antes pela educação dos pensamentos...

Mesmo em meio a tantos erros, é preciso seguir em frente e buscar os acertos também...

Todos têm capacidade e potencial para se melhorarem nos caminhos da evolução espiritual. Eis aqui o motivo que nos permite ter esperança de que chegará o tempo em que o amor será a principal escolha das pessoas... Pois já habita em nós, em cada um, precisando apenas resgatar a soberania que tem diante de quaisquer circunstâncias.

Com o tempo, não será mais preciso que as pessoas tenham medo de afirmar que o amor é o que verdadeiramente reina em cada um de nós!

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 08/10/2023
Código do texto: T7903688
Classificação de conteúdo: seguro