SONO ESPIRITUAL

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti" – Efésios 5:14

Depois de respirar, dormir é o que mais fazemos. O sono é indispensável, mas na hora errada ou quando exagerado pode ser prejudicial.

Isso chama a atenção também para o sono espiritual. Quando nos acomodamos ficamos indiferentes e paralisados para as coisas de Deus. O sono espiritual faz os dias passarem. Enquanto isso, nada fazemos para o Reno de Deus. O tempo, por sua vez, não espera ninguém.

Sobre esse assunto, vejamos o que Bíblia nos dá como exemplo.

A vida de Is-Bosete estava em risco. Por ser príncipe, confiou que a riqueza e o título o protegeriam. Enquanto dormia o SONO DA PREGUIÇA E DA CONFIANÇA NOS BENS, em pleno meio-dia, foi assassinado (2 Samuel 4:5-7).

Por sua vez, Jonas - aquele engolido por um grande peixe - dormia o SONO DO DESLEIXO MINISTERIAL no porão de um navio. Era o profeta que não queria profetizar e o servo que não queria servir. Até o capitão do navio que estava a ponto de quebrar-se por causa de uma tempestade, chamou Jonas de dorminhoco e disse: ”Levanta-te, clama ao teu Deus!” (Jonas 1:6). Ele acordou, mas continuou indiferente para a situação.

Agora, um dos piores exemplos era o SONO DO COMODISMO do pecado de Sansão, que vivia dormindo na casa de Dalila, até o dia em que foram raspadas as sete tranças do cabelo de sua cabeça, e daí perdeu a sua força (Juízes 16:19).

Devemos nos lembrar também do jovem, por nome Êutico, que, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo enquanto ouvia um discurso do apóstolo Paulo (Atos 20:9). Podemos simbolicamente dizer que é o SONO ESPIRITUAL DAQUELE QUE ESTÁ ENTRE A LUZ E AS TREVAS.

Ainda temos o sono das dez virgens. Todas esperavam o noivo. Porém, algumas preparadas, outras não. Devemos estar atentos e vigilantes (Apocalipse 3:2). Qualquer hora dessas seremos sacudidos: “À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!” (Mateus 25:6).

Deus procura nos acordar de diversas maneiras, quem sabe com uma “tempestade”, ou talvez com um “grito”. Compete a nós nos levantarmos rapidamente, e assim tomarmos posição contra o conformismo, o descaso e o desleixo espiritual.

O despertar de Deus nos faz enxergar a realidade de uma situação extremamente séria que antes não nos importava. Com o despertar de Deus, passamos a ver com novos olhos e a ouvir com novos ouvidos.

Portanto, “Levanta-te meu povo! Que a tua luz brilhe para todas as nações verem. Porque a glória do Senhor está a irradiar de ti” (Isaías 60:1).

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 01/10/2023
Reeditado em 01/10/2023
Código do texto: T7898902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.