A Sociedade do Cansaço

   Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu darei descanso a vocês. Mateus 11:28

   Após a pandemia de Covid-19, o mundo ficou mais polarizado, intolerante, híbrido; um mundo em que aquilo que consideramos real tem se confundido cada vez mais com o virtual. As pessoas ficaram mais isoladas, esgotadas e deprimidas. Essa realidade fez com que o filósofo sulcoreano Byung-Chul Han definisse a atual comunidade global como “a sociedade do cansaço”. 

   Para Han, as pessoas estão cada vez mais ansiosas em busca das “não coisas”. A internet prometeu maior integração, mas os indivíduos estão mais obcecados consigo mesmos. A vida se tornou um grande jogo, uma competição que não dá trégua. Nas redes sociais proliferam o narcisismo e o exibicionismo, enquanto o outro se tornou objeto de consumo. 

   Ainda de acordo com Han, o celular deixou de ser utilidade e passou a ser artigo de culto. Ele é o novo terço, e a internet, o novo templo, em que cada curtida é um “amém”. O problema é que nesse “templo” não há pausa. Tudo é acelerado e se desfaz facilmente, pois a única finalidade é estimular o campo perceptivo. A internet é o espelho do que se tornou a nossa vida, e o mundo passou a ser um reflexo da própria pessoa. 

   Como um jovem cristão pode viver nesse contexto? O apóstolo Paulo responde: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente” (Rm 12:2). O salmista também aconselha: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra” (Sl 119:9). 

 Não é pecado participar de uma rede social e muito menos ter um celular. O problema é se essas coisas estiverem aprisionando você. Quanto tempo por dia você passa vendo as novidades na internet? O que você curte mais: assistir a vídeos ou orar? Reveja suas prioridades. Deus precisa ser o primeiro em seu coração. 

Que a graça e o amor de Deus encontre agora o teu coração e firme os teus passos.

Não desista de lutar por aquilo que é certo, não permita que a mentalidade do mundo te impeça de ajudar o teu próximo.

Não se cale quando perceber que o teu próximo esteja a enveredar por caminhos errados e que possam levá-lo a destruição.

O mundo nos ensina com a sua cultura egoísta a ser individualistas, a não se importar com o nosso próximo deixando a mercê da própria sorte.

(D.A)
Enviado por Fátima Damiani em 31/08/2023
Código do texto: T7875023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.