O POUCO COM DEUS É MUITO, E O MUITO SEM DEUS É NADA.
“É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com infelicidade”. Provérbios 15:16
Quem disse esse provérbio foi o homem mais sábio e rico de todos os tempos.
Não é uma apologia à pobreza, mas o ensino de um homem que experimentou extensivamente tudo o que é possível na vida, e que agora nos convida a priorizar o mais importante de tudo: DEUS.
“Deus quer que saibamos que quando nós O temos, temos tudo”! A.W. Tozer
Quem está com Deus não anda ansioso com nada, não se apega as coisas desta vida.
Logo, colocar a esperança na riqueza, pior quando ilícita, não é colocá-la apenas numa mera cobiça, e mais do que isso, é colocá-la numa incerteza (1Tm 6:17).
NÃO DEVEMOS CONFIAR EM NADA ALÉM DE DEUS.
Em uma parábola, Jesus falou de um homem rico cuja terra produziu abundantemente (Lc 12:16). Infelizmente, o homem rico passou a confiar em sua abundância (Lc 12:19), e naquela noite ele morreu (Lc 12:20).
Aqueles que confiam nas riquezas cairão (Pv 11:28).
Paulo disse a Timóteo para instruir os ricos a não confiarem na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê (1 Tm 6:17).
Jesus disse que o engano das riquezas sufoca a palavra do Evangelho, tornando-a infrutífera (Mc 4:18,19).
Jó, por sua vez, sabia que não devia confiar nas riquezas (Jó 31:24-25, 28).
Ora, onde há o temor a Deus – maneira santa de viver - há satisfação, conforto, tranquilidade, alegria, paz... e neste caso, é melhor ter pouco e estar com o Senhor, do que ser rico e infeliz sem Deus.
Você pode ser um rico com Deus sim. Mas, tenha cuidado! O problema de desejar cegamente a riqueza é que ela tende facilmente a afastá-lo de Deus. Já vi isso várias vezes com crentes bem-intencionados. Você pode conseguir, mas é provável você se transformar em outra pessoa completamente.
Por isso que Salomão, depois de procurar entender o objetivo da vida e de provar tudo o que é capaz de trazer felicidade para uma pessoa, concluiu dizendo: “tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados” – Eclesiastes 12:13
Assim, a nossa verdadeira confiança deve estar somente em Deus. Melhor do que a sabedoria, o poder, as riquezas é conhecermos Aquele que as criou.