O PASTOR E O LOBO

"...entre vós penetrarão LOBOS vorazes, que não pouparão o rebanho" - Atos 20. 29. O pastor protege o rebanho com a própria vida. O lobo só quer dinheiro, só tem discurso materialista. O pastor dialoga com as ovelhas e conhece cada uma pelo nome. O lobo só conta o número geral do rebanho pra saber se a igreja está crescendo.

O pastor convive com as ovelhas para conhecer as suas necessidades. O lobo tem aversão ao convívio, pois só lhe interessa explorar o rebanho indefeso. O pastor tem aversão à fama e aos holofotes. O lobo ama aplausos, bajuladores, confetes e fama.

O pastor chora para alegrar as ovelhas. O lobo se alegra vendo as ovelhas chorarem. O pastor sabe que sua autoridade é do céu e por isso procura ser humilde, educado e gentil. O lobo só se sente bem quando está dando ordens, exigindo e dominando as ovelhas.

O pastor reconhece seus próprios erros e limitações. O lobo quer ser sempre o dono da verdade, senão explode com todo mundo. O pastor se relaciona com os outros ministros do evangelho. O lobo só pensa em competir para ser o primeiro em tudo.

O pastor tem coerência, vive aquilo que prega. O lobo prega o que não vive e ainda exige dos outros aquilo que ele não é, cobrando dos outros aquilo que não pratica. O pastor vive do salário. O lobo só pensa em ficar rico. O pastor ensina o arrependimento. O lobo finge ensinar só para ser ovacionado e aplaudido.

O pastor ensina com a vida. O lobo ilude com discursos. O pastor quer ver o crescimento das ovelhas. O lobo só quer ver o crescimento dos dízimos e ofertas. O pastor estuda e se dedica visando ser usado por Deus. O lobo distorce a Palavra de Deus para manter as ovelhas na ignorância porque é mais vantajoso e rentável.

O pastor é um líder. O lobo é um chefe. O pastor ensina. O lobo dá show. O pastor se doa. O lobo se promove. O pastor usa a Bíblia com texto. O lobo usa a Bíblia apenas como pretexto. O pastor pastoreia. O lobo seduz. O pastor deseja expandir o Reino de Deus. O lobo deseja conquistar um Reino que não é seu.

Portanto, meus irmãos, assim é o lobo: arrogante, soberbo, orgulhoso, insolente, pedante, interesseiro, esnobe, contador de vantagens, loquaz e etc; se coloca sempre em pé de igualdade com as Escrituras; gosta de só ele ser ouvido, e não ouve ninguém; prega tolerância, mas não tolera o contraditório; só quer ensinar, mas nunca senta para aprender; ama multidões, pois não lhe interessa saber que os maiores sermões de Jesus foram pregados para uma só pessoa.

O lobo prega a renúncia das coisas terrenas e materiais, mas se gaba na conquista de carrões, viagens, iates, jatinhos, fazendas e belas mansões; gosta de distribuir jugos, mas nunca ajuda a carregar os fardos; vive camuflando a verdade para que suas mentiras não sejam expostas; ele cobra para pregar, para cantar ou para se fazer presente em qualquer recinto. Assim agem os lobos e vampiros religiosos que tanto vemos por aí.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 02/06/2023
Código do texto: T7803604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.