"Festa junina posso ir"?
"Festa junina posso ir"?
Todos os anos chega até a mim essa pergunta 😊.
Dediquei um tempo com todo carinho para aqui registrar a resposta sobre o assunto, mas antes gostaria que você também dedique uns minutinhos do seu tempo precioso para ler com o mesmo carinho que preparei a resposta sobre este assunto.
Para responder vou antes de mais nada fazer uma breve introdução sobre idolatria, o que é, e o que significa ☺.
O que é "idolatria"?
Ação de cultuar ídolos; o culto que se faz aos ídolos.
O que é "Ídolo"?
Celebridade por quem se tem grande admiração ou a quem se ama apaixonadamente.
O que é "Cultuar"?
Utilizar como alvo de culto; prestar culto a algo ou alguém; venerar: cultuar um artista famoso.
A idolatria é um grande perigo, pois a idolatria nos leva a adorar outras coisas desta vida, apenas DEUS merece nossa adoração.
Nada é mais importante que amar a DEUS sobre todas as coisas. Idolatria não é apenas adorar outros deuses ou imagens sem vida. Idolatria é colocar qualquer coisa acima de DEUS em sua vida. Alguém pode idolatrar uma pessoa famosa ou não famosa, um emprego, um partido político, o dinheiro... Para evitarmos a idolatria, devemos sempre pôr DEUS em primeiro lugar, em tudo que fazemos.
As festas juninas estão entre as manifestações mais populares do Brasil.
Mas, o que são as festas juninas?
Com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três “santos”;
13 Junho: “Santo Antônio”;
24 Junho: “São João”;
29 Junho: “São Pedro”.
As festas juninas favorecem durante o mês de junho para que aproveitem esse período de festas para manifestar sua crença e adoração (idolatria) juntamente com as comemorações.
Como surgiu a "festa junina"?
As origens dessa comemoração também remontam à antiguidade, quando se prestava culto à deusa “Juno” da mitologia romana. Os festejos em homenagem a essa deusa eram denominados “junônias”.
Daí uma das procedências do atual nome “festas juninas”.
As celebrações “junônias” coincidiam com as festas em que a igreja católica comemora a data do nascimento de João Batista, e como o catolicismo não conseguiu impedir o culto à deusa da mitologia romana, as comemorações, então, foram adaptadas para o calendário.
Por isso, no início, as festas eram chamadas de “Joaninas” em veneração a “São João”, e os primeiros países a comemorá-las foram França, Itália, Espanha e Portugal.(Fonte: Wikipedia)
Agora na condição de servo inútil, mas no dever de ensinar e alertar a todos vós a respeito da festa junina, o que ela representa e como surgiu sinto em meu coração com toda cautela nesses tempos de confusão ou mesma de influências, tentar proteger o rebanho do Senhor das inovações e práticas espirituais que são plágios do paganismo.
A essência da unidade do corpo de Cristo e sua identidade não poder ser adulteradas. Excetuando as pessoas da Santíssima Trindade, os santos da Bíblia não recebem adoração, não respondem oração, não intercedem.
O único intercessor eficaz junto a DEUS é Jesus Cristo: “Porque há um só DEUS, e um só Mediador entre DEUS e os homens, Jesus Cristo homem”, (1 Tm 2.5)."
De acordo com a Bíblia Sagrada, festejar “os santos” da “Festa Junina”, é praticar idolatria, por isso, os cristãos autênticos não celebram tais festas.
"Para outras crenças, estes santos já estão no Céu e portanto as festas devem ser realizadas em homenagem/adoração …