Somos Estranhos

Somos Estranhos

O ser humano é muito estranho, faz coisas excêntricas que na maioria dos casos pode ser evitada, como no caso das contendas, guerras e particularmente, levantam-se contra Deus, com revolta; agindo como se fosse o Senhor o culpado das coisas ruins que acontecem no universo.

Outro evento que não podemos deixar de mencionar, é o fato de se afastar dos demais durante a vida; quando chega no momento em que a pessoa repudiada morre, automaticamente apresenta o comportamento de arrependimento, dizendo que o inimigo foi uma pessoa boa. Enfim; basta morrer, e mesmo tendo um comportamento negativo, vem a tendência de glorificá-los como se fosse um santo. Vejamos porque acontece tal conduta.

Eclesiastes 9:5

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos, não sabem coisa alguma, nem tão pouco terão ele recompensa, mas suas memórias ficam entregues ao conhecimento.

Sem fazer o menor esforço mental, percebemos que os vivos têm o conhecimento que um momento morrerão, por esse motivo passam a glorificar alguém no velório, para que quando chegue a sua vez, alguém possa fazer o mesmo por eles, como se essa fosse a resposta para salvação eterna.

Quanto ao assunto de nos separarmos de uma pessoa durante a vida, e no momento do sepultamento, fazer-se presente; iremos, mostrar porque muitas pessoas agem dessa maneira. Faremos uma análise comparativa dentro da temática exposta no presente estudo.

Ao longo da nossa existência nos deparamos com muitas pessoas tóxicas que são de dentro do nosso convívio, como amigos, familiares e etc. Ele finge que são bons, quando na realidade provocam muitos eventos nocivos em nossa jornada, porque são recalcados, tomado por uma inveja imensurável ao ponto de desejaram ardentemente que caiamos nas diversas fraquezas humanas. Desse modo, temos que nos preservar, sem alimentar uma intriga e ao mesmo tempo os amando e respeitando porque fazem parte da nossa jornada no mundo presente. Vejamos o que ensina a Palavra de Deus.

I Aos Coríntios 5:11

Entretanto, agora vos escrevo para que não vos associeis com qualquer pessoa que, afirmando-se irmão, for imoral, ou ganancioso, idólatra ou caluniador, embriagado ou estelionatário. Com pessoa assim, não deveis sequer sentar-se para uma refeição.

Conviver com seres humanos é muito complexo; podemos comparar com alguém que cuida de umas pequenas plantas ornamentais conhecidas como cacto de jardim, que são pequenas espécies cheias de espinhos, e a médica que vai beneficiando, com água, adubo e remoção de ervas-daninhas, também vem espetadas nos dedos ou outra parte do corpo que fique próxima dessas plantas.

Quanto ao relacionamento humano, temos a inclinação a contender com as pessoas; mas, não estamos imunes a sermos molestados por alguém que tem o poder de produzir muitos males. Entretanto, devemos ter maturidade para não ovacionar alguém, somente porque está morta dentro de um caixão; e certo que temos de respeitar e ter um sentimento humano diante do quadro sepulcral.

Acima de tudo devemos aplicar a inteligência emocional, e separamos casa sentimento, sem perder a linha e nunca deixando que a hipocrisia ergue o seu estandarte em um momento dessa magnitude.

Agora imagine as seguintes situações:

• De uma esposa que vive sendo agredida através do seu cônjuge;

• De um marido que foi traído por sua esposa;

• Um amigo que nos conduz a todo momento para caminhos de destruição;

• No caso dos políticos brasileiros que buscam vantagens peculiares, nos usado em período eleitoreiro.

• De maneira alguma, não temos obrigação de seguir essas pessoas e nem tão pouco termos comunhão, com esses abusos físico e emocionais; e sim, nos preservarmos dessas pessoas tóxicas que fazem parte da nossa sociedade. Pelo contrário, o nosso compromisso é de falar no amor de Deus para elas; dando-lhes uma oportunidade para mudar de vida.

Uma vez que essas pessoas são malignas por natureza humana, não havendo como direcioná-las a Deus, então necessitamos evitá-las.

Romanos 12:18

Se possível, quando depender de vós, tendes paz com todos os homens.

Notoriamente existe a “Conjunção SE” (Adversativa que nega o sentido da oração); como depende da expressão “Se possível”; nos outorga o direito e liberdade de nos isolamos caso “Não seja possível”

Quanto ao caso de fazer parte de uma cerimônia fúnebre de determinada pessoa, é obrigação de todo cristão. Com isso, não quer dizer que o morto tornou-se a melhor pessoa do universo ou mesmo santa porque padeceu; porque o assunto agora é com Deus, e não compete a qualquer mortal querer condenar ou mesmo salvar o seu semelhante; tendo em vista que cada um dará conta de si mesmo ao Senhor.

Romanos 14:12

Deste modo, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Motivo de louvor, não de tropeço.

Quanto à cerimônia fúnebre a Bíblia nos ensina que na morte existe meditação e mudança comportamental, porque é lugar de reflexão e autoconhecimento.

Eclesiastes 7:2

É melhor ir em uma casa onde há luto do que uma casa de festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério.

Agora estamos diante dos dois extremos:

A casa com morte – Lugar de analisar o que estamos fazendo da nossa vida;

A casa com festa – Local onde nos esquecemos de tudo e damos vazão aos deleites da carne, nos esquecendo que um dia iremos prestar contas de tudo ao Senhor Deus.

Fica a lição:

Existem vivos que são bons;

Existem mortos que foram ruins;

Existem vivos que são ruins;

Existem mortos que foram bons.

Por fim, fica o aprendizado que quando temos uma companhia má, que seja amigos ou familiares, temos que nos afastar o mais rápido possível. Isso não quer dizer que não os amamos, e sim para evitarmos traumas futuros e consequentes prejuízos.

Jeremias 9:4

Muito cuidado a quem confia a tua amizade; nem mesmo seus pais merecem o seu crédito, afinal cada parente se tornou um enganado e cada amigo um caluniador.

O versículo acima citado tem relação com um período em que o povo de Deus estava passando grande perseguição, evento que os levou a trair os seus próprios familiares. Não é uma afirmativa literal que todos se suportem desta maneira. Todavia, o mesmo pode ser aplicado no contexto atual, para as pessoas que são tóxicas e nos prejudicam diariamente.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

VISITE O PORTAL

www.missaoamerica.com.br