MENSAGEM

Carta para quem tem mais de setenta e três anos de idade e um mês

Jajá de Guaraciaba

Quando eu vinha meio aborrecido lá do lava-rápido me deu um estalo assim do nada: por que será que estou triste se agora no dia três de fevereiro de dois mil e vinte e três completei oitenta anos de idade? E aqueles que faleceram antes dos setenta e três anos e um mês que, conforme a pesquisa do IBGE, é a idade média que marca a longevidade do brasileiro? Caramba, estou fazendo horas extras há tempo e ficar assim amargurado por quê!? Eu deveria encher-me de alegria por saber que tudo que vem a partir de hoje é lucro, tem que ser somado como ganho e não como perda! Nada, absolutamente nada que possa nos acontecer de mal a partir de hoje pode ser considerado algo ruim, pois se estivéssemos mortos não seria pior? Não espere o amanhã! A vida é agora! Se você tem pelo menos setenta e três anos e um mês, alegre-se, dê vivas para a vida, sorria e abrace todo o mundo porque você, assim como eu, é um felizardo!!! Viva o resto da sua vida como se você nascesse hoje! Veja o mundo colorido e não acinzentado como se as flores não tivessem cores e ouça o mundo sonorizado e não silencioso como se os pássaros não chilreassem! Veja a beleza estampada em tudo o que os seus olhos possam mirar a partir de hoje! Sinta a felicidade preencher as cavidades do seu coração e depois repasse-a para todas as pessoas que lhe cercam, principalmente para os seus cuidadores e familiares! Deixe todo mundo sentir as batidas do seu coração num abraço apertado! Perdoe a dívida do seu irmão! Procure reatar a amizade com o seu colega que você perdeu por besteira e, às vezes, por falta de tolerância e compreensão. Torne o mundo melhor porque você é capaz de fazer isto como poucos, pois está imbuído de reconhecimento e gratidão a Deus pela sua feliz existência. Vamos ser felizes porque merecemos e temos capacidade para isto! Considere os pequenos aborrecimentos como grãos de poeira acumulados sobre a mesa da vida, a qual limpamos com facilidade apenas com uma simples flanelinha sorridente. E os grandes sofrimentos são as “cruzes que nos purificam, pois abrem nossos olhos para panoramas maiores da nossa existência, mais verdadeiros e mais belos”. Alegre-se, pois a vida está aqui para ser vivida, sentida, florida!

ESTE TEXTO PERTENCE AO AUTOR ACIMA DESCRITO E FOI PUBLICADO A PEDIDO DELE,

JAIR PEREIRA DA SILVA, QUE POR ENQUANTO ENCONTRA-SE AUSENTE DESTE RECANTO

DAS LETRAS POR MOTIVOS PARTICULARES, O QUAL ATENDI PRONTAMENTE

POIS TRATA-SE DE UM AMIGO PELO QUAL TENHO MUITA ESTIMA.