Promessas e Juramentos de Homens

Promessas e Juramentos de Homens

A humanidade tem uma grande facilidade de mentir jurando ou prometendo algo que não cumprirá, e lamentavelmente ainda existem aqueles que acreditam nessas mentiras.

Isso é um comportamento tão viciante, que os homens usam desse subterfúgio diante de Deus, pensando que tem condição de enganar ao Todo Poderoso. Vejamos uma passagem Bíblica que o Senhor condena essa atitude.

Mateus 5:33-34-35-36

33 - Disse Jesus: Outrossim, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirdes os teus juramentos ao Senhor.

34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus,

35 - Nem pela terra, porque é escabelo dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

36 - Nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

O pecador para tirar proveito das diversas situações, faz todo tipo de promessa e jura em toda ocasião que for conveniente para ele desfrutar alguma vantagem.

Em todas as profissões quando é concluído o curso superior, no dia da colação de grau é feito um juramento de fidelidade à causa que foi abraçada. No nosso pequeno estudo, farei destaque no caso do curso de medicina, em que é feito um juramento ao deus grego, Esculápio; em outros casos para os que estão no ocidente, costumam jurar para Hipócrates.

No ato é feita a seguinte citação (um exemplo das palavras).

Prometo consagrar a minha vida a serviço da humanidade. Darei aos meus mestres respeito e o reconhecimento que lhe são devidos.

Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A saúde do meu doente será a minha primeira preocupação.

Mas na rotina médica normalmente não acontece dessa maneira; agem como mercenários tirando todo proveito das necessidades dos enfermos, quem quiser saber como funciona, procure um médico na rede privada e terá que pagar um valor alto pelo procedimento. Em outros casos, procure ajuda profissional de um médico na rede pública e depois conte como foi tratado.

Não podemos aplicar essa regra para todos, no entanto a maioria está dentro desse padrão acima citado. Da jura que foi feita no dia da formatura, foram palavras emblemáticas para sensibilizar os presentes no evento. De maneira que se não quer cumprir uma promessa; não faça.

Mateus 5:37

Disse Jesus: Seja porém, o vosso falar: sim, sim, não, não; porque o que passar disto é de procedência maligna.

As falsas promessas são comuns no meio da humanidade; mas, quando transferem esse comportamento para com Deus, fica muito complicado. Porque as consequências são drásticas.

Tiago 5:12

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, não façais qualquer outro juramento; mas que as vossas palavras seja sim, sim, e não, não; para que não entreis em tentação.

Então devemos ser sinceros em nossas decisões; mas, sem precisar ofender as pessoas, porque falar a verdade não é sinônimo de grosseria e estupidez.

Colossenses 4:6

A vossa maneira de falar seja sempre agradável e bem temperada com sal, a fim de saberdes como deveis responder a cada pessoa.

Que o nosso pequeno estudo seja um divisor de águas na sua vida, e possa somar valores em seus relacionamentos.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil.

CURSO DE PSICANÁLISE

ACESSE NOSSO LINK

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/psicanalise-crista-no-ministerio-pastoral/C73567587F

Psicanálise Cristã

O nosso curso de Psicanálise Cristã apresenta uma linguagem moderna e de fácil compreensão, que abrirá os horizontes da psicologia para todos os que desejam ampliar o conhecimento no âmbito do aconselhamento e terapias dinâmicas.

A nossa obra fará toda diferença no ministério pastoral; a mesma poderá ser usufruída por todos os que desejam somar valores no currículo, especialmente aqueles que trabalham nas igrejas cristãs.

A psicanálise tem apenas uma linha de formação, mas a metodologia pode ser aplicada em diversas modalidades, ajudando as pessoas entenderem melhor os seus sentimentos e emoções, identificando algumas incógnitas do subconsciente que influenciam os pensamentos no dia-a-dia.

Então entre na nossa metodologia e promova um mundo melhor para todos os que sofrem com feridas na alma.

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/psicanalise-crista-no-ministerio-pastoral/C73567587F