O ATEÍSMO CRISTÃO
O ateísmo cristão é acreditar que Deus existe, mas viver como se ele não existisse.
“Com os lábios os homens confessam que Deus lhes dá o pão de cada dia, tudo o que têm; mas seus atos e práticas falam em voz alta que o diabo é governador e doador de tudo”. William Perkins
O Brasil é nominalmente cristão, mas o que mais vemos são pessoas professando um teísmo com os lábios (dizem acreditar em Deus), mas vivendo um ateísmo praticante (vivem como se Deus não existisse): mentem, roubam, sonegam, falsificam, furtam, adulteram, são corruptos,... São pessoas que afirmam ser Deus acima de todos, mas que não se preocupam se suas vidas estão ou não agradando a Ele.
É o cristão ateu: diz acreditar na existência de Deus, mas vive como se Ele não existisse. A pergunta de Jesus é: "Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” Lucas 6:46.
O cristão ateu nunca nasceu de novo (Jo 3:3). Ele se preocupa mais com seu status aos olhos da igreja, de sua família ou da sociedade, do que com seu caráter e coração aos olhos de Deus.
Nomear-se cristão não é o mesmo que ser cristão. Falar que ama a Deus, mas viver uma vida liberal, sem santidade, sem agradá-Lo, é a maior das falsidades.
“Não há nada mais ofensivo ao santo nome de Deus do que professá-lo com os lábios e negá-lo em sua vida” - Martyn Lloyd-Jones
O ateu cristão é identificado pelo comportamento, pelo falar, pelo que compartilha, pelo que escreve e pelo que apoia. Conhecemos a árvore pelos frutos (Lc 6:44).
Portanto, “não basta aparência de piedade, é preciso ter vida de santidade!” Pr. Hernandes Lopes
Deste modo, não adianta apenas declarar-se cristão. Sem renúncia própria, sem mudança de mente e sem arrependimento de pecados ninguém é cristão e não está salvo.