A Brecha

A Brecha

Temos visto muitas pessoas quererem servir a Deus, independentemente ser cristão; de maneira que todos gostam de falar do Evangelho como defensores da fé. Professam o amor a Jesus Cristo, mas vivem de mal a pior.

Todos tentam dar o melhor; mas abrem brechas de pecados nas suas vidas e tentam maquiar as falhas, externando uma falsa salvação.

Ezequiel 22:30

Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra que não a não a destruísse; mas não encontrei.

Nos tempos Bíblicos as cidades tinham muros altos e largos que serviam de proteção contra os exércitos invasores. Uma das estratégias para ocupar essas cidades, era fazer buracos (brechas) nos muros, o qual o exército invasor entrava e rendia todo o povo. Por outro lado, como as brechas eram estreitas, a melhor forma de defender-se, era um soldado ficar na fenda e ferir os invasores.

Deus, aproveitando esse exemplo, convidou soldados israelitas para defender a cidade que estava em ruínas; mas, não havia que quisesse ocupar o lugar na fresta do muro, tendo em vista que era perigoso e covardemente não queriam comprometer-se.

Tomando essa passagem e aplicando na vida da Igreja, percebemos que existem muitos cristãos que estão na obra de Deus, e não querem fechar as brechas do pecado que todo dia assola a grande obra de salvação na face da terra. Todavia, o Senhor está à procura de soldados fiéis que protejam os mais fracos dentre o povo cristão.

No seguimento do nosso estudo irei mostrar o exemplo de três profetas que tentaram omitir-se do chamado divino; mas, no final cederam, sendo grande a vitória. Falarei individualmente sobre Moisés, Isaías e Jeremias.

Normalmente, quando alguém é chamado por Deus, inventa logo uma desculpa; vejamos alguns casos.

01 - Moisés - Disse que não sabia falar direito.

Êxodo 4:10

Disse porém, Moisés ao Senhor. Ó Senhor! Não sou homem eloquente, nem ontem, nem anteontem nem ainda desde que tens falado ao teu servo, porque sou pesado de boca e pesado de língua.

02 - Isaías - Disse que era impuro.

Isaías 6:5

Então gritei: Ai de mim estou perdido! Pois sou homem impuro e vivo no meio de um povo de lábios impuro; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos.

03 - Jeremias - Disse que ainda era uma criança.

Jeremias 1:6-7

06 - Então disse: Jeremias: Ah Senhor Deus! Eis que não sei falar porque ainda sou uma criança.

07 - Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque a todos que Eu enviar, irás, e tudo quanto Eu te mandar, falarás.

Percebemos que todos eles apresentavam uma desculpa na ponta da língua, argumentando que não podiam fazer a obra do Senhor. Não é por acaso que existe um adágio antigo que cita: “Desculpa de aleijado é muleta; de amputado é prótese”.

Fazendo uma ligeira análise nos profetas Moisés, Isaías e Jeremias veremos os seguintes destaques:

01 - Moisés foi criado no palácio do faraó, e conhecia todas as ciências da época como: matemática, astrologia, astronomia, ocultismo e os mais diversos conhecimentos do seu tempo, e em um ato deliberado argumentou que era pesado de língua e não sabia falar.

02 - Isaías era sobrinho do rei Uzias; e ao confessar que tinha lábios impuros, podemos facilmente compreender que ele gostava de falar coisas imorais (pornografias), criticar e os diversos comportamentos mundanos. Entendemos o quanto era difícil falar sobre as coisas de Deus. Mas, o Senhor entrou com providência e purificou os lábios de Isaías.

03 - Jeremias era filho do sumo sacerdote Hilquias, gozava de grande privilégio no meio do povo, sem falar nas posses de terras que estava ao seu dispor. Mesmo sendo jovem, desfrutava de uma riqueza e administrava muito bem. E tomado por um espírito de temor usou da sua pouca idade para cair fora do compromisso com Deus; mas, acabou cedendo, se tornando um grande profeta.

Depois dessa pequena explanação, vem um questionamento: Qual o argumento que você está usando para não fazer a obra de Deus ficando na brecha do muro para que o pecado não entre no seio da igreja?

Talvez, como Moisés chegue a dizer que está estudando; ou quem sabe use o estratagema de Isaías argumentando a impureza do pecado; ou finalmente a malandragem de Jeremias falando que é novo demais para essa responsabilidade.

Fora do plano de Deus rotineiramente as pessoas mundanas apresentam a desculpa da religião, de falar que o marido não deixa e o pior de todos os argumentos que é: “Eu tenho vergonha!”

Nenhum mortal está preparado para fazer a obra de Deus porque os pecados são inerentes à carne. Mas, quando é um chamado Divino, tudo acontece em uma esfera sobrenatural, em que Jesus Cristo perdoa toda culpa, e torna o indivíduo em uma nova criatura.

Devemos aprender que:

a. A quem Deus chama; Ele capacita;

b. A quem capacita, envia;

c. A quem Deus envia, Ele cuida.

Não existem argumentos para negligenciar a obra do Senhor na face da terra; é impossível uma decisão que fará toda a diferença na eternidade; se salvo ou condenado, cada um tem a livre escolha.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

ACESSE NOSSO LINK

CURSO DE PSICANÁLISE

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/psicanalise-crista-no-ministerio-pastoral/C73567587F

Psicanálise Cristã

O nosso curso de Psicanálise Cristã apresenta uma linguagem moderna e de fácil compreensão, que abrirá os horizontes da psicologia para todos os que desejam ampliar o conhecimento no âmbito do aconselhamento e terapias dinâmicas.

A nossa obra fará toda diferença no ministério pastoral; a mesma poderá ser usufruída por todos os que desejam somar valores no currículo, especialmente aqueles que trabalham nas igrejas cristãs.

A psicanálise tem apenas uma linha de formação, mas a metodologia pode ser aplicada em diversas modalidades, ajudando as pessoas entenderem melhor os seus sentimentos e emoções, identificando algumas incógnitas do subconsciente que influenciam os pensamentos no dia-a-dia.

Então entre na nossa metodologia e promova um mundo melhor para todos os que sofrem com feridas na alma.

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/psicanalise-crista-no-ministerio-pastoral/C73567587F