Quando não estivermos mais aqui
Enfim, a maioria das pessoas não pensam por esta perspectiva, talvez por acreditar que é inútil este tipo de pensar. E pode até ser que sim, que este pensar seja sem utilidade que o seja prático. No entanto se formos pensarmos e refletirmos por outra visão e reflexão. Não há dúvidas que é fundamental pensarmos que se agirmos diferentes do que agirmos agora_ Haverá uma mudança radical em nossa vida cotidiano e como lidarmos com as coisas no cotidiano e digo isto porque, como o próprio título deste texto sugere: quando nós não estivermos mais aqui, simplesmente não fará nenhuma diferença, pois o que é muito mais importante, é o que nós iremos fazer agora no hoje.
No entanto para que isto venha a acontecer é preciso que haja uma mudança significativa em nós e que seja realmente excepcional e profunda em nossa visão de vida e como nós lidarmos com os problemas e difículdades que fazem parte da rotina de cada um de nós. Pois como disse antes, depois que partimos, nada terá tanta importância que achávamos que tinha ou teria. Todavia, porque tudo passa e sempre passará e não levaremos nenhum um bem conosco; ao não ser os nossos valores éticos, espirituais e intelectuais. E o maior legado que podemos deixarmos é a nossa solidariedade, amizade e a certeza de termos realizarmos muitas coisa boas, para serem lembradas para a posteridade. E amar e ser amado e como diria Belchior: amar e mudar as coisas, interessa_me mais.