O Patinho Feio da Família

A Síndrome do Patinho Feio

Não sou psicólogo, aliás nem sou da área de humanas porém, todos nós temos nossa própria intuição psicológica em relação às pessoas com quem nos relacionamos

Minha publicação se baseia na triste estória do patinho feio; triste entretanto, num primeiro momento, haja vista que o tão recalcado e tristonho patinho na sua infância tinha uma aparência estranha, horrenda, feia, porém temporária, em relação a seus irmãos patinhos, ao redor, característica esta

devida à sua filiação, filho de cisne!...

Daí, surgiu então esse mito, comportamental, “Um rótulo social" de patinho feio da família. A família, muitas vezes aqui pode ser estendida além dos irmãos do mesmo berço, incluindo um círculo familiar mais extenso com primos e outros.

Esse mito comportamental não se deriva de qualquer ação maldosa, discriminatória voluntária ou intencional da sociedade, porém muitas vezes da atitude natural das pessoas próximas ou membros da própria família que estabelecem preferências e favoritismos de uns em detrimento de outros, quer seja pelas aparências, beleza física, empatia, habilidades no trato social e em relacionamentos que formam muitas vezes um distanciamento comparativo, entre um determinado indivíduo e demais membros da família.

O Patinho feio pode muitas vezes nem ser propriamente feito se comparado a membros de outros grupos, porém com o passar do tempo diante de atitudes externas que o depreciam diante dos demais acabam por colocá-lo numa situação de inferioridade lhe causando recalques, complexos, baixa alta estima e outros sentimentos negativos que lhe causam sofrimento e o transformam no Patinho feio da família!...

Ocorrências no seio da família que acontecem muitas vezes por exemplo: O pai, a mãe ou qualquer outro membro da família ou pessoas de fora que preferem sair ou fazer alguma coisa que possa ser interessante, com esse ou aquele membro da família, mas nunca com este, “O Patinho”, porque os outros são mais interessantes nisso ou naquilo do que ele!... Ou seja ele nunca é preferido ou escolhido para coisa alguma ou quase nada, sempre tem alguém melhor que ele!...

Ainda que pareça equivocado, o Título dessa publicação foi escolhido propositalmente como “Síndrome" e não “Apenas um rótulo" por se tratar, creio eu, de uma “Doença Psicológica” uma neurose!...

Tratando se de Doença, pode ter cura, uma vez que a caricatura, inculcada, rotulada externamente por pressões familiares, patriarcais ou próximos, muitas vezes assumida pelo indivíduo é uma farsa, não é nada verdadeiro, ele unicamente incorporou os efeitos e os danos psicológicos a ele atribuídos por não conhecer seu verdadeiro potencial como indivíduo, fragilizado pelo seu primeiro ambiente de convivência, a família.

Como toda doença psicológica após estabelecida no indivíduo em formação, e uma vez adulto, vai alterar sua conduta pessoal diante de novos grupos de relacionamentos fora da Família que o moldou, sendo consciente ou não de sua situação, vai agora reagir de formas adversas, creio eu, para se encontrar como indivíduo e nessa busca frenética por se encontrar como indivíduo pode desenvolver comportamentos estranhos e incoerentes, tais como atitudes de dominadores, manipuladores, reprovadores e outras como forma de superar suas dificuldades de aceitação ou de se proteger em novos ambientes ou talvez o opostos disso, pode se tornar um subserviente dependendo do momento histórico no qual se encontra exposto fora do primeiro ambiente de família de sua formação inicial de sua personalidade!... Por exemplo: o indivíduo sai da casa paterna e vai constituir uma nova família, cada cônjuge com sua bagagem psicológica complexa irá reagir no novo ambiente tentando se encontrar no novo modelo de família com o sonho de ser feliz e muitas vezes encontra também alguma forma de hostilidade nesse novo ambiente, então mais uma vez pressionado por valores que considera corretos herdados do primeiro ambiente familiar não arrisca a ruptura com esse novo modelo por considera-lo melhor que o primeiro, mesmo diante de restrições indesejáveis!...

E a neurose continua fazendo seus estragos e privando esse indivíduo de poder encontrar-se totalmente, fazer novas amizades e ter bons relacionamentos, sociais, isentos de certos atritos desagradáveis!...

Como observador e participante de diversos meios sociais, entre eles: Escolas, indústrias e grandes empresas corporativas, prestador de serviços diversos na sociedade, frequentando clubes e ambientes recreativos, esportivos, Igrejas e comunidades religiosas, ao longo da vida me envolvo sempre com pessoas que, creio eu, estão presas a uma situação de neurose ou coisa semelhante!...

Todos nós temos nossa partícula “neura" psicológica negativa, seja de Patinho Feio ou não, são coisas que demandam de nós energia e sabedoria para convivermos bem e em harmonia com outras pessoas especialmente em grupos!... há quem prefira se isolar, mas não creio ser a melhor opção, afinal não somos uma ilha, já dizia um sábio, seremos mais completos nos envolvendo e dividindo nosso viver com nossos semelhantes!... Como eu disse no início não sou profissional de psicologia, mas como compartilho de um bom relacionamento com muita gente quero poder ajudar alguém que esteja em busca de sua realização social a se encontrar e ser feliz na sua convivência com semelhantes próximos.

Voltando-nos para

nossa estória base dessa publicação “A Estória do Patinho Feio" sabemos que devido ser ele filho de cisne e não de pato, quando filhote era totalmente diferente dos patinhos e seus traços físicos pareciam esquisitos e estranhos: pescoço longo, cabeça desproporcional, pelagem disforme e desigual, tudo isso lhe fez se sentir um Patinho Feio.

Isolado do grupo por não se sentir parte dele, aquele patinho desolado e triste começou a buscar uma razão para sua existência longe daquele lago uma vez que não fazia parte dali, e passado os tempos sua plumagem cresceu e se tornou um adulto buscando sua sobrevivência sempre fora daquele lago, até que num belo dia deparou com um bando de cisnes que fazia festas próximo de onde ele estava. Admirado ficou extasiado diante do que via, mas de repente movido por seu complexo interior preferiu manter se à distância, não fazia parte daquele grupo, e se esquivando para fugir entre os arbustos passou ao lado de um pequeno lago de águas tranquilas e límpidas e vendo depois de muito tempo sua imagem refletida novamente naquelas águas, perplexo não acreditava!... Não podia ser?!... ele era semelhante àqueles que estavam no grande lago e começou a bater suas asas e percebeu que conseguia voar também!... E num ímpeto de euforia, dúvidas e incertezas vou para o grupo do grande lago onde foi recebido com festas e novas revoadas ao redor do lago!

Em fim descobrira agora, que fazia parte daquela alegre e feliz passarada!... Encontrou sua verdadeira identidade e potencial.

Não era apenas um Patinho feio, mas

Um Lindo Cisne!...

Descubra sua verdadeira identidade e potencial!...

SUGESTÕES:

Dê um basta às doenças de Patinhos Feios!...

Deixe os ciúmes e invejas de lado!...

Vista-se como gente bonita se quer beleza!...

Vestir marcas nem sempre é elegância!...

Ser um igual é melhor do que impor

domínio!...

Não se vitimize, isso reflete imaturidade!...

Se precisar busque ajuda

profissional!...

Você é imagem

e semelhança do Criador

Observação:

.Permitido copiar e compartilhar, se voce achou interessante, mas não deixe de citar a fonte

E a autoria

L Z de Andrade
Enviado por L Z de Andrade em 01/12/2022
Reeditado em 03/12/2022
Código do texto: T7661765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.