Desenvolvimento Integral do Ser Humano

Antoni Bigcuore*

SP. 21.10.2022

Horas: 17:26

São Paulo, SP.

“582.Por desenvolvimento não se entende apenas alimentar e vestir a humanidade, ou divulgar sistemas de produção agrícola, cavar poços ou canais; desenvolvimento significa também produção da dignidade humana em todos os aspectos, de tal forma que as pessoas possam viver mais dignamente sua realidade de seres humanos”.(1)

____________________________________________________________________________________

Reflexão A.Bigcuore. Em minha modesta opinião, desde jovem sempre pensei na tese do desenvolvimento integral do ser humano. Lembro-me bem, do Livro de Jacques Maritain (francês) que escreveu um livro com o título de HUMANISMO INTEGRAL.

Criei, inclusive, a minha tese da Personalidade Homeostática.(vide artigo meu neste Portal).

Os chineses já acreditavam há 6.000 anos A.C. que o ser humano era composto de Espírito, Corpo e Mente. Hoje mais do que nunca, a neurociência, confirma esta tese.

A coisa mais importante, no meu entendimento, é a parte Espiritual do ser humano, a sua relação com Deus, a relação vertical. A posição horizontal é a composta pelo “sistema dos homens”.

O “sistema de Deus” consiste em normas que nos conduzem à Eternidade feliz! A humanidade vive um momento de muitas tribulações, isto porque, em meu modesto entender, os humanos viraram as costas para Deus. A egolatria, o individualismo são a “nova onda”, que busca prazer e satisfação do próprio ego, reduzindo Jesus a uma figura comum. Pasmem!

O Mestre, com grande sabedoria, afirmou em seus evangelhos: “Amai-vos uns aos outros, como eu Vos amei”.

Meus irmãos e minhas irmãs, esta é chave para sermos felizes, ainda nesta terra. A conversão do coração é essencial para a mudança de vida, para uma vida equilibrada, tendo Jesus como centro.

Deus abençoe Você!!!

(*) 1- Os Caminhos da Esperança, Cardeal Vietnamita, Nguyen Van Thuan. Editora Edusc, página 116, Bauru, SP.Sp.

Acesse e conheça meu Canal no Youtube. www.youtube.com/Antoni Bigcuore Casagrande.(músicas brasileiras e italianas)(canal 2 com 28 seguidores) e também meu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).