SALVAÇÃO, OBEDIÊNCIA E FÉ
Jesus “tornou-se a fonte de eterna SALVAÇÃO para todos os que LHE OBEDECEM” - Hebreus 5:9. Em outras palavras, não há eterna salvação sem obediência PESSOAL.
O próprio Espírito Santo só é concedido por Deus aos que lhe obedecem (Atos 5:32). Jesus disse: “...ensinando-os a OBEDECER a tudo o que eu lhes ordenei" - Mateus 28:20
Sabemos que foi pela desobediência do primeiro homem que a morte entrou, e que pela obediência de Cristo que nos é dada a vida eterna. Mas, muitos estão vivendo uma vida de desobediência confiando que a obediência de Cristo irá compensá-los.
Ora, Hebreus 10:26 diz assim: “Se continuarmos a PECAR DELIBERADAMENTE depois que recebemos o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA SACRIFÍCIO PELOS PECADOS”.
Entenda, a vida obediente de Cristo é a nossa base e a fonte vital de exemplo para exercitarmos nossa OBEDIÊNCIA PESSOAL, assim como Paulo disse: “Tornem-se meus IMITADORES, como eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11.1).
Pensar o contrário é se enganar e arrepender-se amargamente um dia. O que importa é a obediência à fé. E tudo o que precisamos para sermos obedientes encontramos e obtemos em Cristo Jesus.
Logo, uma vida cristã salva está alicerçada em duas palavras: fé e obediência.
A verdadeira fé e uma fé obediente. EM NENHUM MOMENTO VEMOS NA BÍBLIA QUE A SALVAÇÃO ESTÁ SEPARADA DA OBEDIÊNCIA.
Como disse o teólogo Francis Schaeffer: “O amor da criatura para com o Criador REQUER NECESSARIAMENTE OBEDIÊNCIA; caso contrário, não tem qualquer sentido”.
Efésios 2:8-9 diz que a salvação é pela fé e não por obras. Sim. Mas isso não quer dizer que não devemos fazer boas obras (1 Pedro 2:12) e que não precisamos obedecer à Palavra de Deus, até porque as obras são os frutos da SALVAÇÃO, que é o fruto da OBEDIÊNCIA, que é o fruto da FÉ.
É um ciclo necessariamente interligado.
Em Romanos 1:5 está escrito: “Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a OBEDIÊNCIA QUE VEM PELA FÉ”.
Já Romanos 16:26 diz: “Mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a CRER nele e a OBEDECER-LHE”.
Tiago 2:26 diz que a fé e a obediência não funcionam de forma independente, até porque “...a fé sem obras é morta" .
Devemos crer enquanto obedecemos aos preceitos do Cristo Salvador. Jesus é o exemplo da obediência.
Façamos, pois, o nosso melhor, sendo obedientes em tudo (2 Coríntios 2:9) e destruindo quaisquer “argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, PARA TORNÁ-LO OBEDIENTE A CRISTO” - 2 Coríntios 10:5
Pela FÉ afirmamos que o Filho de Deus suportou na cruz o justo julgamento de Deus em nosso lugar, que ressuscitou ao terceiro dia e que subiu aos céus.
Pela FÉ proclamamos que Jesus não é um mero personagem histórico, mas, sim, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, “que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8).
Todavia, toda fé afirmada e proclamada deve ser vivida sempre em total OBEDIÊNCIA.