FILIPE E O EUNUCO - NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA 3

"Certo dia, um Eunuco, alto funcionário, tesoureiro e administrador dos tesouros da Rainha da Etiópia, requereu autorização, a fim de ir até Jerusalém, para adorar a Deus. Foram vários dias de viagem, contando com a estadia na Cidade. Participou das festividades religiosas com alegria, juntamente com o povo da localidade. Após ter realizado o seu objetivo, pediu aos que lhe auxiliavam, que aprontassem a carruagem para o retorno ao seu País. No caminho pegou as Escrituras e foi lendo. Não muito distante dali, um anjo do Senhor disse a Filipe: "Apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a Cidade de Gaza. (pouca gente passava por aquele caminho). Filipe se aprontou e foi. No caminho ele encontrou o Eunuco, que estava sentado em sua carruagem, lendo o livro do profeta Isaías. Então o Espírito Santo disse a Filipe: "Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a". Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou: O senhor entende o que está lendo? Como posso entender se ninguém me explica? Respondeu o funcionário. Então convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem. A parte das Escrituras Sagradas que o funcionário estava lendo era está: "Ele era como um cordeiro que é levado para ser morto; era como uma ovelha que fica muda quando cortam a sua lã. Ele não disse nada. Foi humilhado, e foram injustos com ele. Ninguém poderá falar a respeito de descendentes dele, já que a sua vida na terra chegou ao fim.” O funcionário perguntou a Filipe: Por favor, me explique uma coisa! De quem é que o profeta está falando isso? É dele mesmo ou de outro? Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus. Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?Filipe respondeu: Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. E o funcionário disse: Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali. Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria. Ao chegar na Etiópia, relatou tudo para a Rainha o que havia acontecido na Cidade de Jerusalém, bem como no caminho de volta, e de como resolveu ser batizado, crendo em Jesus Cristo. A Rainha ouvindo isso, se interessou e disse: Estou muito curiosa com essa história. Me conte tudo o que você sabe sobre esse homem chamado Jesus. Quanto a Filipe, de repente, se encontrou na cidade de Azoto e seguiu viagem, anunciando o evangelho por todas as cidades até chegar a Cesareia". - Texto baseado em Atos 8: 26-40.