CRESCENDO COM AS TENTAÇÕES

“Todos sofremos tentações, mas algumas pessoas flertam com elas. Tire os olhos da tentação e os coloque em Cristo.” Billy Graham

O objetivo de toda tentação é fazer da sedução um meio de afastar a pessoa de Deus. A tentação leva a pessoa ao erro, expõe suas debilidades, afunda ela no pecado e a mata espiritualmente.

Quem trabalha com a tentação é o Diabo, o mundo e a nossa carne (Tiago 1.13).

Mas, para quem deseja cumprir o primeiro e mais importante mandamento de Cristo que é amar a Deus “de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:30), quaisquer tentações que surgirem no percurso da vida espiritual, em vez de consideradas obstáculos, se tornarão degraus para o amadurecimento cristão.

Assim, para o cristão que busca um sincero crescimento espiritual, a tentação torna-se mais uma oportunidade para aproximar-se ainda mais de Deus quando se é entendido que lhe está sendo oferecida a possibilidade de fazer a coisa certa em vez da errada.

Por isso, mesmo sendo a arma mais eficaz do inimigo de nossas almas, a tentação pode ser considerada um INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO ESPIRITUAL.

E isto ocorre, como já disse, toda vez que ESCOLHEMOS FAZER O CERTO para Deus, pois quando nos recusamos a transgredir os preceitos de Deus, passamos a desenvolver o caráter de Cristo, e é o caráter de Jesus que propaga os frutos do Espírito.

Portanto, CADA PECADO REPUDIADO EQUIVALE A MAIS UM AVANÇO AO NÍVEL ESPIRITUAL ALMEJADO.

No entanto, é bom saber que o Espírito de Deus gera as suas características em nós lentamente. As Suas qualidades vão sempre se desenvolvendo e amadurecendo dia após dia.

Por isso que Deus permite (lembrando que Ele não nos tenta - Tiago 1.13) que passemos por variadas situações adversas que nos tentam a externar uma atitude totalmente oposta ao caráter de Jesus, para que os frutos do Espírito sejam gradativamente desenvolvidos.

Mas, atente-se para o que está em 1 Coríntios 10:13, que diz assim: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ELE NÃO PERMITIRÁ QUE VOCÊS SEJAM TENTADOS ALÉM DO QUE PODEM SUPORTAR. Mas, quando forem tentados, ELE LHES PROVIDENCIARÁ UM ESCAPE, para que o possam suportar”.

Ou seja, podemos dizer "não" às tentações e aceitar a "saída" que Deus nos oferece, seguindo a liderança do Espírito Santo.

E outra, não é sobre onde você está, mas é sobre se você está ou não querendo agradar a Deus, tanto que Adão caiu na tentação em pleno paraíso, enquanto Jesus resistiu à tentação no deserto.

Assim, para que haja evolução do caráter, deve haver escolhas. E a tentação é uma forma de suprir esta oportunidade de crescimento.

Por exemplo: para que aprendamos a amar, Deus coloca pessoas desagradáveis perto de nós. O caráter de Cristo não crescerá se amarmos pessoas agradáveis que, ainda por cima, no amam.

E ainda: Deus quer que aprendamos a ter a verdadeira alegria na aflição ao nos voltarmos para Ele. A felicidade momentânea dependente de fatores externos é uma coisa. Outra é a verdadeira alegria interior que só um relacionamento próximo a Deus pode proporcionar.

Deus permite tempos de caos e confusão, não permitindo que tudo ocorra como planejamos para que a verdadeira paz desabroche dentro de nós a partir do momento que passamos a confiar plenamente n’Ele.

Devemos considerar também o fato de que a paciência é aperfeiçoada nas situações difíceis, pois apesar de forçados a esperar, podemos optar em não nos rebelarmos.

Assim, cada fruto do Espírito sofre uma tentação oposta que nos leva à uma escolha específica. E cada provação vencida nos torna mais semelhantes a Cristo.

A bondade surge quando a tentação da maldade é vencida.

A fidelidade evidencia-se quando a tentação da infidelidade é rejeitada.

O caráter íntegro é construído quando a tentação da desonestidade é derrotada.

A humildade se desenvolve quando a arrogância é sobrepujada.

Assim como a árvore fica com a raiz mais forte quando os ventos sopram contra ela, igualmente somos nós quando vencemos as tentações: nos tornamos mais parecidos com Cristo.

As tentações também nos deixam dependentes de Deus, tanto que Jesus nos ensinou a orar assim: “e não nos deixes cair em tentação” - Lucas 11:4. Quando oramos não nos deixes cair em tentação, estamos humildemente admitindo nossa própria fraqueza e tendência a tropeçar. Estamos estendendo a mão na dependência absoluta de Deus.

Por fim, quero deixar claro que não somos “super-heróis” e nem quero levantar a bandeira dos santarrões. Evidente que tropeços poderão surgir. Mas, nunca será o fim. Basta confiarmos que Deus nos erguerá e nos dará força suficiente para que na próxima investida sejamos mais do que vencedores, por meio do amor de Cristo, para recebermos a recompensa guardada para todos os que amam e obedecem aos propósitos de Deus.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 08/07/2022
Código do texto: T7555228
Classificação de conteúdo: seguro