“APLAUDAM-ME!”
Como tem “cristão” que adora receber aplausos quando faz algo para Deus. O aplauso aqui pode ser traduzido como o desespero por elogios, a avidez pela ostentação, a gana pela autoproclamação, a carência por reconhecimento e atitudes similares.
Pessoa assim é do tipo religiosa que só vive atrás do reconhecimento das pessoas, que quer sempre estar entre os “populares” da igreja se destacando, no meio da liderança, tudo para ouvir um “você fez um ótimo trabalho”, ou “como você é de Deus”, tudo para sentir-se por cima.
O religioso ama aplausos, bajuladores, confetes e fama.
Sobre isso, Jesus ensina: "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para SEREM VISTOS POR ELES. Se fizerem isso, vocês NÃO TERÃO NENHUMA RECOMPENSA DO PAI CELESTIAL... não anuncie isso com trombetas, como fazem os HIPÓCRITAS a FIM DE SEREM HONRADOS pelos outros...” Mateus 6:1,2.
Ou seja, Jesus nos ensina que NÃO ADIANTA FAZER A COISA CERTA POR MOTIVOS ERRADOS. As recompensas de Deus são inteiramente baseadas no motivo por trás das obras que realizamos. Deus examina pensamentos, corações e motivos ocultos por trás de nossas ações. E se você não ligar para isso, certamente nem acredita que Ele realmente existe.
Sendo assim, o certo é que a pessoa que deseja realmente agradar a Deus pare com atitudes vis de se autoproclamar, de se vangloriar, de glorificar a si próprio, de falar de maneira vaidosa, principalmente dos próprios feitos.
Coisa tola e carnal é querer atrair atenção para si. Jesus disse: “...que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita” (Mateus 6:3).
Portanto, exalte a Deus em tudo o que você faz, em vez de ficar pirangando um "olhe para mim" ou um “ei, eu fiz isso, me aplauda”.
O Apóstolo Paulo disse: “QUEM SE GLORIAR, GLORIE-SE NO SENHOR, pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda” - 2 Coríntios 10:17-18.
Ele ainda disse: “quanto a mim, QUE EU JAMAIS ME GLORIE, a não ser na cruz de nosso senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo” - Gálatas 6:14.
Em Colossenses 3:23 falou: “TUDO o que fizerem, FAÇAM DE TODO O CORAÇÃO, como para o Senhor, e NÃO PARA OS HOMENS...”
E em Filipenses 2:3 diz: “Não façam nada por interesse pessoal ou por DESEJOS TOLOS DE RECEBER ELOGIOS...”
E por fim, avisou: “Porventura, procuro eu agora o louvor dos homens ou aprovação de Deus? Ou estou tentando ser apenas agradável às pessoas? Se ainda estivesse buscando agradar a homens, NÃO SERIA SERVO DE CRISTO!” – Gálatas 1.10
Assim, não faça nada para ser visto ou para ter uma posição de destaque na igreja ou para ser aclamado entre os cristãos. Mantenha seus motivos puros. Faça tudo para a glória de Deus e porque realmente deseja ajudar alguém.
Lembre-se de que “TODOS OS NOSSOS ATOS DE JUSTIÇA SÃO COMO TRAPO IMUNDO” (Isaías 64:6). Deste modo, quando tiver feito tudo o que lhe for ordenado por Deus, diga o que está lá no evangelho segundo Lucas 17:10: SOU SERVO INÚTIL; APENAS CUMPRO O MEU DEVER.