CONFIANDO EM DEUS NO SOFRIMENTO

“Embora ele me mate, ainda assim ESPERAREI NELE” - Jó 13:15.

Estas palavras de Jó resumem a postura que devemos ter em relação a Deus quando sofremos. Aqui somos ensinados sobre como as provações podem nos ajudar a confiar em Deus quando sofremos.

O caráter de Deus não deve ser questionado em razão de sermos provados. Nenhuma resposta ao problema da dor e do sofrimento deve ser à custa da justiça e integridade de Deus. Deus não muda, e essa é uma verdade que jamais pode ser alterada para compreensão do nosso sofrimento.

Mas, uma coisa é certa: tudo o que Deus faz em nossas vidas tem a ver com o amor em Seu caráter. Tudo o que Ele faz, Ele faz a partir da bondade. E quando sofremos, não podemos questionar isso.

Portanto, parte da razão pela qual Deus permite o sofrimento em nossas vidas é porque Ele nos ama e quer nos ensinar algo para o nosso bem.

O sofrimento pode nos levar a ver algo em nós mesmos. Jó disse isso: “Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; EM SUA AFLIÇÃO ELE LHES FALA” - Jó 36:15. O sofrimento pode falar conosco que não aprenderíamos de outra forma sobre nosso pecado. As provações nos revelam algo sobre quem somos.

A criatura não deve questionar o Criador que deseja lhe moldar. O que devemos fazer é tomar nossa cruz e seguir a Cristo. Devemos nos negar. Negar nossos direitos, privilégios e status conforme a vontade de Deus, e depois seguir a Cristo.

Os sofrimentos também nos ensinam sobre o aspecto disciplinar das provações. O autor de Hebreus diz assim: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?” - Hebreus 12:5-7

Assim, Deus não nos pune como se fossemos incrédulos, mas nos trata como filhos. Sim, é doloroso. Às vezes dói muito. Mas Deus está nos disciplinando, porque somos Seus filhos. Ele nos ama e, por meio da disciplina, Ele no molda cada vez mais à imagem de Seu Filho Jesus Cristo. Através de provações, apreciamos a Sua misericórdia.

Portanto, diante dos sofrimentos devemos confiar e descansar em Deus, pois “sabemos que Deus age em todas as coisas PARA O BEM daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” - Romanos 8:28

Deus é soberano e o mais puro amor. Apesar de não termos o direito de ter todas as respostas para o nosso sofrimento, confiamos e descansamos n’Ele por sabermos quais são os Seus planos: “planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” - Jeremias 29:11

Os sofrimentos e as provações nos lembram de que Seus caminhos não são os nossos caminhos e Seus pensamentos não são nossos pensamentos.

Então, quando sofrermos, descansemos n’Ele.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 19/06/2022
Código do texto: T7540971
Classificação de conteúdo: seguro