A IRA DE DEUS
“A ira de Deus se revela contra toda impiedade e perversão dos homens...” - Romanos 1:18.
Como conseguir falar da ira de Deus para um mundo tão afrontoso, que se atreve a julgar o caráter do Criador todos os dias?
E o pior é que estamos vivendo a divinização do homem. É a humanidade querendo dispensar Deus da sua história. Por efeito, vai se degradando em estado avançado. Como não podem escolher outro planeta para viver, ou melhor, outro universo, os povos caminham pretensiosamente para sua própria destruição.
Realmente trágico!
Dizem os homens: “não viemos de Deus, o universo não veio de Deus, a origem de tudo não veio de Deus”. Impossível não crer na existência de Deus ao contemplar a criação. Todos sabem que Ele existe. Mas, não querem a revelação do Deus Vivo. Matam a verdade do Criador e criam para si religiões e filosofias ao seu gosto, ao seu modo, conforme se estilo libertino de viver, pois só querem fazer tudo “livremente”, do jeito que gostam.
E sem a obediência a Deus, o ser humano desemboca numa conduta pervertida, depravada e idólatra.
Assim, a ira de Deus vem contra a impiedade dos homens (pecados dirigidos a Deus) e contra a perversão dos homens (pecados contra o próximo).
Mas, nenhum deles pode dizer que não tem a clara evidência da existência de Deus, porque O SER DE DEUS ESTÁ ESTAMPANDO COMO UM OUTDOOR DIANTE DOS OLHOS DA HUMANIDADE ATRAVÉS DA CRIAÇÃO. Vemos a manifestação de Deus por meio da Sua magnífica obra criativa: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” - Salmos 19:1.
Deus também se revela através da consciência de cada um de nós. Temos dentro de nós um senso moral colocado por Ele. Quando você pratica uma coisa errada a sua consciência te acusa prontamente. Você pode até não sentir arrependimento, nem remorso ou pesar, mas sente que está fazendo algo condenável.
Deus também se revela pelas Escrituras através do Seu Filho Jesus.
Assim, pra onde você olhar você verá as digitais de Deus: desde as galáxias a bilhões de anos luz de nós, até a mais simples flor. TUDO REVELA DEUS.
Por isso, somos todos indesculpáveis diante de Deus, ou seja, toda essa revelação natural é suficiente para nos deixar sem desculpas. A criação é suficiente para responsabilizar-nos diante de Deus, pois ela é a mais nítida evidência de que Deus é real.
“Pois desde a criação do mundo os ATRIBUTOS INVISÍVEIS DE DEUS, seu eterno poder e sua natureza divina, TÊM SIDO VISTOS CLARAMENTE, sendo compreendidos por meio das COISAS CRIADAS, de forma que tais homens são INDESCULPÁVEIS; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis” - Romanos 1:20-23.
Destaque-se que a ira de Deus não é uma coisa caprichosa como a raiva humana costuma ser. É, ao contrário, uma reação correta e necessária ao mal que o homem deseja intencionalmente ser e praticar. Deus não pode reagir da mesma forma ao bem e ao mal, à verdade e à mentira, à virtude e ao vício, à santidade e à promiscuidade.
Mas, a ira de Deus deve ser temida porque Deus promete punição eterna e Ele é poderoso o suficiente para fazer o que promete. Além do que: “terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” - Hebreus 10:31.
“De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. Ele as governará com cetro de ferro. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso” - Apocalipse 19:15.
A ira de Deus é justa porque o homem é injusto diante da verdade (Romanos 3.5). A humanidade quer viver na contramão da vontade de Deus, quer viver nos prazeres do pecado, quer deitar e rolar na perversidade, quer caminhar na avenida larga que conduz à perdição. Por isso que quando a verdade de Deus se apresenta, os homens a rejeitam e tentam sufocá-la, tentam matá-la. E “é por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência” - Colossenses 3:6.
Não é que a humanidade não conhece a verdade de Deus. Ela conhece sim. Mas, rejeita essa verdade. “EMBORA CONHEÇAM O JUSTO DECRETO DE DEUS, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, NÃO SOMENTE CONTINUAM A PRATICÁ-LAS, MAS TAMBÉM APROVAM AQUELES QUE AS PRATICAM” - Romanos 1:32. Os homens pecam sabendo qual é o justo decreto de Deus, ou seja, qual é a Sua sentença: “Pois o salário do pecado é a MORTE...” – Romanos 6.23. Sabem disso, mas querem continuar pecando, não querem mudar de conduta e isso provoca a ira de Deus.
A humanidade virou as costas para Deus. Todos os dias os povos blasfemam o nome do Criador. Escarnecem na política, na mídia, nos livros, no teatro, no carnaval, nas novelas, nos filmes. É uma sociedade que não somente tolera o erro, mas também o aplaude, chamando luz de treva e trevas de luz, o certo de errado e o errado de certo. Paulo disse: “Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis... - Romanos 1:29-31. O homem virou as costas para o Criador e deliberadamente escolheu viver em rebelião contra Ele. “Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam” - Romanos 1:28.
É Deus se revelando de todas as maneiras e o homem O rejeitando conscientemente. E diante da revelação de Deus e da rejeição do homem, DEUS ENTÃO RETRIBUI, DANDO AO HOMEM AQUILO QUE ELE BUSCA E MERECE: “Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. DEUS RETRIBUIRÁ A CADA UM CONFORME O SEU PROCEDIMENTO" - Romanos 2:5,6. E a pior coisa que pode acontecer com alguém é receber de Deus aquilo que ela deseja independente das consequências. É Deus soltando as rédeas e a pessoa caindo no abismo.
Contudo, Deus nos deu uma solução. Não precisamos viver em rebelião contra Deus e nem prisioneiros dos nossos pecados. Há uma ÚNICA saída: Deus mandou o Seu Filho Jesus Cristo como sendo uma poderosa porta de redenção. Basta crer em Jesus, arrependendo-se dos pecados e haverá salvação para sua vida. Você terá vida eterna ao lado do seu Criador.
Portanto, há salvação para você neste instante. Deus agora te faz uma proposta: “hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. AGORA ESCOLHAM A VIDA...” - Deuteronômio 30:19.
Em Cristo, a ira de Deus se desfaz. Em Cristo, Deus nos salva de sua própria ira. Em Cristo, Deus fez o que ninguém podia fazer. Em Cristo, Deus fez o que ninguém merecia. Por causa de Cristo, Deus justifica o pecador (Romanos 3:26).
Logo, “como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda SEREMOS SALVOS DA IRA DE DEUS POR MEIO DELE” - Romanos 5:9. Amém.