VIVER PECANDO É NORMAL?

“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados” - Atos dos Apóstolos 3:19

Pecar é rebelar-se contra Deus, desejando a si mesmo mais do que desejar agradar a Deus. E suspender a comunhão com Deus só prejudica a si mesmo e afeta o relacionamento com outras pessoas.

Percebendo ou não, somos tentados todos os dias. Mas, muitas pessoas que dizem acreditar em Deus ignoram o alerta que a Sua Palavra diz sobre as tentações oferecidas pelo mundo, pela carne e pelo diabo.

O diabo – mestre na arte de fingir que não existe – odeia quando as pessoas seguem verdadeiramente a Cristo e, por isso, tenta persuadi-las a irem atrás de seus próprios desejos e vontades, em vez da vontade de Deus.

Só que é difícil resistir a algo que você não identifica como pecado. E é SOMENTE LENDO A PALAVRA DE DEUS que aprendemos a entender o que é pecado e a perceber quando estamos sendo tentados ou, ainda, orientados a pedir a direção de Deus sobre como resistir à tentação. Claro que isto só ocorre QUANDO A PESSOA TEM DESEJO EM QUERER AGRADAR A DEUS.

Sendo assim, como resistir às tentações?

Primeiro você deve saber disso: “Não sobreveio a vocês tentação que NÃO FOSSE COMUM aos homens. E Deus é fiel; ELE NÃO PERMITIRÁ QUE VOCÊS SEJAM TENTADOS ALÉM DO QUE PODEM SUPORTAR. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um ESCAPE, para que o possam suportar” - 1 Coríntios 10:13

Ou seja, você só cede ou é controlado pelas tentações se quiser. O diabo, por sua vez, mente dizendo que somos comandados por nossos impulsos, que não conseguimos evitar o pecado. Ele usa até alguns “cristãos” para dizer isto.

O diabo também nos faz acreditar que não estamos sendo tentados ou que o nosso pecado é tão pequeno que nem precisamos tentar resistir. Outra mentira!

E tem aqueles que acham normal pecar porque estão “debaixo da graça”, pois já que suas obras não importam, relaxam na vigilância e no arrependimento. Obras não salvam, mas não é por isso que iremos relaxar e pecar intencionalmente.

Hebreus 10:26 diz assim: “Se continuarmos a pecar DELIBERADAMENTE depois que recebemos o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA SACRIFÍCIO PELOS PECADOS”.

Já Paulo disse: “Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? DE MODO NENHUM!” - Romanos 6:15

E o Senhor Jesus disse: “NÃO VOLTE A PECAR, para que algo pior não lhe aconteça" - João 5:14.

Assim, a moda nas igrejas de hoje é se chamar de pecador quando o certo seria chamar-se de ARREPENDIDO e REGENERADO.

"A maior heresia da igreja evangélica protestante na América é a que se você fizer uma oração para Jesus entrar no seu coração, ele de fato entrará; e você pode viver pecando porque Ele já te salvou." Paul Washer

Ora, não somos pecadores lutando para ser santos, mas, sim, santos que lutam contra o pecado: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘SEJAM SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO’" - 1 Pedro 1:15,16.

Sabe o que acontece na verdade? Os que pregam que pecar é normal são aqueles que não conseguem resistir às tentações, vivem pecando, não se arrependem, e então tentam convencer os outros sobre a “graça permissiva”, criada só para “desencargo de consciência”: que é ter a graça de Deus sem transformação pessoal. Isto é “outro evangelho”, já que Jesus iniciou o verdadeiro dizendo “ARREPENDAM-SE” (Mc 1.16).

Meus amados, PECAR É UMA OPÇÃO E NÃO UMA OBRIGAÇÃO, porque Deus não deixa que ninguém sofra tentações que não tem forças para suportar, como já dito no versículo acima. Deus tem sempre um plano de fuga. Só temos que confiar em seu poder para resistir à tentação.

“Tudo isso nos mostra que o Senhor SABE COMO LIVRAR DAS PROVAÇÕES AS PESSOAS DEDICADAS A ELE e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento. Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele.” - 2 Pedro 2:9-10

E qual seria a arma definitiva para vencermos as tentações? Filipenses 2:5 nos dá a resposta: “TENHAM ENTRE VOCÊS O MESMO MODO DE PENSAR QUE CRISTO JESUS TINHA”.

Ora, quando os pensamentos são controlados, nossas ações se alinham. Agora, o cidadão passa o dia todo pensando só em besteira, quando a besteira chegar é claro que ele só vai faltar desmaiar de tanto desejo.

Filipenses 4:8 diz para só pensarmos em tudo que for verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente ou digno de louvor.

Portanto, a pessoa se torna naquilo em que ela pensa.

Pensemos, pois, com a mente de Cristo, para sermos semelhantes a ele. Peçamos força para que Deus nos livre de todo hábito pecaminoso e que nos ajude a identificá-lo, pois quanto mais vivemos no pecado, menos o vemos como algo errado.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 13/06/2022
Código do texto: T7536804
Classificação de conteúdo: seguro