COMO LER A BÍBLIA
“Jesus respondeu: “Vocês estão enganados!, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” - Marcos 12:24
A Bíblia é um livro grande. Mas, ela é o nosso manual de instruções. E como tal precisa ser respeitada e lida corretamente. Caso contrário, nossas vidas ficarão viradas do avesso no final.
Primeiro é bom saber que entender a Bíblia requer fé. Disse Agostinho: “creia para que você possa entendê-la”.
Depois, comece o seu estudo bíblico com uma oração sincera. A Bíblia é discernida espiritualmente, logo exige oração e meditação, ou seja, não entenderemos nada espiritual a menos que Deus nos ajude e nos revele através do Seu Espírito.
Outra coisa. Aborde o texto lendo todo o seu contexto, procurando associar o que se está lendo com o que veio antes da seção. Quando lemos outros livros é evidente que não começamos lendo pelo meio esperando saber o restante da história. Não espere o mesmo quando ler a Bíblia. Portanto, não leia a Bíblia em trechos aleatórios, isso porque uma leitura em ordem coerente nos ajudará a entendê-la melhor, além do que precisamos ter um conhecimento correto de toda a Palavra de Deus.
E enquanto você for lendo, vá pesquisando sobre suas dúvidas. Assim, ler a Bíblia é mais do que simplesmente ler – é estudar e entender.
Então, meus amados, estas são apenas algumas humildes dicas pessoais de quem também está aprendendo como estudar e ler a Bíblia. São algumas formas que humildemente considero eficazes para crescermos em nossa compreensão bíblica.
Por fim, gostaria de ressaltar que ainda que nossa compressão seja lenta, o importante é que com esse crescimento venha a santificação.
Assim, que Deus use a Sua Palavra e o Seu Espírito para nos moldar conforme Ele nos chamou para sermos: homens e mulheres cada vez mais parecidos com Seu Filho, Jesus Cristo. Amém e amém.