Viver no Passado

Viver no Passado

Existem pessoas que vivem escravas do passado, não conseguem libertar-se porque negam o perdão a si mesmas; limitam o amor de Deus, acreditando que não existe saída para as suas falhas, que deve continuar em um universo de culpa e sofrimento.

“Devemos compreender que o passado é uma lição, para aprendermos com os nossos erros, e não uma sentença que temos a obrigação de levá-la para eternidade”. (Pastor Robson Colaço de Lucena).

Vejamos o que a Palavra de Deus fala a respeito do assunto.

II Aos Coríntios 5:17

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já se passaram. Eis que tudo se fez novo.

Obviamente, existe um adágio que diz: “Quem vive do passado é o museu”.

Por bom que tenha sido o passado, não há como voltar no tempo; e por ruim que o passado tenha se processado, não podemos fazer nada a respeito. A não ser, receber o perdão de Deus através de Jesus Cristo e mudar de vida, encontrando a paz.

Eclesiastes 7:10

Não digas: Porque os dias passados foram melhores que os de hoje? Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.

Perdão, perdão, existe uma particularidade; é ter a capacidade de ir no passado e voltar ileso sem mágoa, ódio e tristeza. Todavia, é imprescindível viver sem nostalgia alimentadas por lembranças negativas; porque quando procedemos dessa maneira, nos tornamos prisioneiros de nossas memórias como citei no princípio.

Lamentavelmente, nos deparamos com muitas pessoas que cometeram algo ignominioso em outras épocas e ficam se martirizando diariamente, ignorando que Jesus Cristo tem a capacidade sobrenatural de perdoar todas as fraquezas humanas. Em outros casos, existem aqueles que foram ofendidos, e alimentados por sentimentos negativos, vivem uma eterna angústia, não conseguindo liberar perdão, prisioneiros a ponto de perder a salvação eterna das suas almas. Diante desse quadro, é aconselhável que esqueça o passado e viva o presente.

Filipenses 3:13

Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado; mas uma coisa faço, e é esquecendo dos que ficam, e avançando para as que estão diante de mim.

As pessoas gostam de citar um pensamento maligno, como por exemplo: “O teu passado te condena”.

Negligencia a soberania de Deus em perdoar; desconhecendo que o Senhor não leva em contas o passado pecaminoso, nem a gravidade do pecado, e sim o tamanho do arrependimento. Ele anseia que o pecador se arrependa dos seus maus caminhos e mude de comportamento.

Atos dos Apóstolos 17:30

Mas, Deus, não leva em contas os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam.

Os pecadores são verdadeiros sadomasoquistas, têm o prazer em sofrer e gerar dor nos seus semelhantes; uma saga recíproca.

Perceptivelmente, Deus não tem prazer na morte do pecador, antes que ele aceite a Jesus como único salvador e seja feliz, tanto no presente como na eternidade.

Ezequiel 33:11

Disse-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas que se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por essa razão morrereis, ó casa de Israel?

Assim a Palavra de Deus é explícita em relação às antigas lembranças que em nada edifica; mas, nos direciona para uma nova vida na presença de Jesus Cristo, autor e consumador da salvação de todos os homens.

Receba as bênçãos de Deus; amém.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site

http://missaoamerica.com.br/