Como me manter em Deus, se o que me cerca me dá a entender que não há Deus? Parte 2

O problema do homem.

Sendo assim, de onde vem as coisas ruins desse mundo? Como vocês bem sabem, vem do homem, que nunca obedeceu às ordenanças do Senhor. E quando eu digo homem, não pensem somente em Adão, ou Caim, ou Canaã, pensem em todos que você conhece. Eu, você, seu marido, sua esposa, seus filhos, seus netos, seus amigos, sua família.... não há um ser humano se quer que naturalmente seja merecedor de nada senão a Ira do Deus Todo-Poderoso.

Romanos 6:23 diz: “O salário do pecado é a morte” e em Romanos 3:23 diz: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, o nosso salário ao final do mês era para ser a morte meus irmãos!

Eu entendo que existem 2 problemas fundamentais no pensamento do homem para com Deus.

1°: o homem crê que Deus depende do homem

Gregório de Matos, um famoso poeta do século XVII, escreveu um soneto chamado “A Nosso Senhor Jesus Cristo”. Eu vou ler um pequeno trecho desse poema.

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,

Da vossa alta clemência me despido;

Antes, quanto mais tenho delinquido,

Vos tenho a perdoar mais empenhado.

[...]

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,

Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,

Perder na vossa ovelha a vossa glória.

Apesar da linguagem erudita, é fácil compreender esse soneto. O que ele quis dizer é: ora, se Deus é um Deus de misericórdia que perdoa os pecadores, e eu sou um homem caído que peca, quanto mais eu peco, mais Deus precisa me perdoar, e maior a sua fama de “bonzinho” é mantida. Assim, da mesma forma que Deus precisa perdoar, o pecador precisa pecar para poder ser perdoado.

Apesar de parecer absurdo, muitos pensam assim, mesmo que inconscientemente. Mais uma vez, vou repetir o que eu disse há pouco: Deus continuaria sendo Santo, Soberano e Justo ao reter sua bondade de nós.

2°: o homem crê que ele é seu próprio Deus

Agostinho, mais conhecido como Santo Agostinho, uma vez disse “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios”.

O problema é que usamos nós mesmos como a medida de todas as coisas e, dessa forma, criamos a “Supremacia do Eu”. Como resultado disso, queremos um Deus que pode fazer tudo, mas que não manda em nada.

Agora, a Bíblia nos revela um Deus Rei e Soberano sobre tudo e todos, por isso nós dependemos de Sua misericórdia.

Gabriel Aurichio Nogueira
Enviado por Gabriel Aurichio Nogueira em 14/04/2022
Código do texto: T7494948
Classificação de conteúdo: seguro