Fazer tudo que o pastor mandar

Fazer tudo que o pastor mandar

Tem muitas pessoas que chegam ao ponto de idolatrar o pastor como se o mesmo estivesse na posição de um representante de Deus na face da terra. A mesma doutrina errônea da Igreja Católica Apostólica Romana, que posiciona o Papa como elo de ligação entre Deus e os homens (Pontífice de Roma).

Biblicamente, o pastor é uma pessoa separada para administrar a Igreja e de certa maneira velar pelas almas; contudo, a questão individual de cada pessoa fazer as suas escolhas, compete a cada indivíduo. A menos que recorra ao pastor para uma orientação ou aconselhamento.

Nem o próprio Deus, intervém na vida pessoal de cada ser humano; mas através do seu Espírito Santo, orienta intimamente o que é certo ou errado para que os tais não caiam em condenação eterna.

A Epístola aos Hebreu enfatiza um riquíssimo texto a respeito da obediência aos pastores, dentro de um âmbito espiritual, no qual muitos líderes distorcem para tirar o proveito tornando os seus fiéis escravos intelectuais e sem a menor liberdade de escolha nas decisões pessoais.

Hebreus 13:17

Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

A citação Bíblica não enfatiza o pastor tomando decisões sobre as famílias que compõem a igreja, caso contrário a autoridade de cada pai (chefe de família) estaria sendo violada. Contudo, havendo algo que seja ilegal e venha a comprometer o bom andamento da obra de Deus, o pastor tem toda autoridade para orientar a igreja. Cada pessoa dará contas dos seus atos diante de Deus, ninguém poderá ser responsabilizado pelos pecadores de outrem.

Romanos 14:12

De maneira que cada um dará contas de si mesmo a Deus.

Somos livres, porque é uma dádiva de Deus; basta os políticos, especialmente das cidades pequenas, para querer manipular cada cidadão, como se fossem marionetes; sendo uma situação também encontrada em várias igrejas dos dias atuais.

João 8:36

Disse Jesus: Se, pois, o Filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Então não existe motivos para vivermos na sombra de outras pessoas, que apregoa essa dependência são os manipuladores da sociedade, privando as pessoas de exprimirem os seus sentimentos e a liberdade de escolha. No entanto, muitas lideranças espirituais aprenderam esse ensinamento herético e implantaram nas suas denominações para terem controle total sobre os seus seguidores.

A lei 5250 de 09 de fevereiro de 1697, que trata do Direito a Liberdade, é bem clara nos outorgando a autoridade a liberdade de informação, pensamentos e escolha, desejos e expondo idealismo pessoal; no entanto, que não venha prejudicar a sociedade e cause conflito com a Constituição Federal.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos temos diversas citações; vou Citar apenas duas, que mostra o quanto somos importantes, independente da raça, cor, posição social, religião, mas não valorizamos, chegando ao ponto de dependermos de outras pessoas que na maioria das vezes estão sendo destacados porque nós as colocamos no podium para nos subjugar.

Artigo 18° - Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

Artigo 19° - Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão.

Perceptivelmente, outorgamos poderes aos políticos, pastores e outros representantes; mas, nunca obedecemos a Palavra de Deus, envolvendo-nos com uma verdadeira contradição espiritual.

Não é em todas as denominações que acontece; no entanto as situações seguem de uma maneira infame que muitos pastores estão indo na casa de cada irmão um dia após o pagamento (caso ele não tenha ido para o culto) em busca dos dízimos. Caso o fiel convide o determine que seja desta maneira; “tudo bem”. Entretanto, impor condição de submissão é um golpe baixo na fé das pessoas.

Notoriamente, a contribuição dos dízimos e ofertas estão na Bíblia Sagrada, sendo um dever de todos os que sentem a salvação e prazer na obra de Deus. Mas, seguir capricho de homens disfarçados de clérigos que na realidade buscam apenas crescer financeiramente e notoriedade em nome de Jesus Cristo excede qualquer limite espiritual.

O ministério pastoral tem a função de consolar, exortar, redarguir, doutrinar amar e acima de tudo doar. E nunca buscar o interesse pessoal; caso alguém queira galgar de um privilégio profissional, faça um curso superior ou mesmo um formal, e através dessas capacitações desenvolva as suas habilidades e enriqueça tranquilamente. De maneira que os dízimos e ofertas não são para e o bel prazer individual; e sim mantimentos na casa do Senhor, ajuda aos necessitados e manutenção ministerial, tendo em vista que obreiro é digno do seu salário.

Por sua vez, salário é o pagamento por um serviço prestado, não tem conotação de todo o dinheiro que entra na tesouraria da igreja.

Malaquias 3:10

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Entenda bem a colocação, “Não estou ensinando que levar o dízimo e oferta seja errado”. Afirmo que uma boa parte dos Pastores Evangélicos estão usando indevidamente o erário da obra de Deus.

Doar aos mais pobres, cuidar dos fracos e amar a alma dos pecadores é administrar o que o Senhor Jesus ofertado na tesouraria das igrejas é o principio básico do ministério pastoral

Bem como, uma vida de santidade não é sinônimo de isolar-se do mundo e viver uma hipocrisia religiosa, acreditando que está acima de todos.

Finalmente, devemos obedecer aos pastores nos assuntos espirituais e em momentos que precisam de aconselhamento em tempo de dúvida. Deus nos confiou uma família, que estejamos na posição de pais ou filhos, devemos honrar, amar, respeitar e não deixar que o modus vivendi exterior venha influenciar as nossas decisões, porque isso poderá comprometer o nosso futuro.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundante.

Pastor Robson Colaço de Lucena

VISITE O SITE

www.missaoamerica.com.br