Há esperança, há uma nova oportunidade, há um novo começo.

O Dr Martin Lloyd Jones disse certa vez, que o propósito de uma parábola é nos apresentar e ensinar uma grande verdade positiva. E se há um caso onde isso se evidencia, é na Parábola do filho pródigo.

 

Junto às parábolas da ovelha e da dracma perdida, a parábola do filho pródigo tinha como objetivo responder os questionamentos dos escribas e fariseus.

 

Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. (Lucas 15:2)

 

A ideia principal com esta parábola é mostrar a extensão do maravilhoso amor de Deus e nos ensinar que há esperança para todos, até mesmo para os publicanos e pecadores.

 

Em sua resposta por meio das parábolas, em especial com a do filho perdido, Jesus diz que é possível recomeçar, com Deus há uma nova oportunidade.

 

Chegaram-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. (Lucas 15:1)

 

Eles viram em Jesus uma oportunidade, uma esperança quando lhes falava do Pai celestial, a própria parábola demonstra isso com perfeição.

 

Os fariseus e escribas consideravam tais pessoas como irrecuperáveis, então, eles as ignoravam. O que Jesus diz, é que Deus não faz como os homens fazem, Ele não as ignora, pelo contrário, não só vai ao encontro de algumas (parábola da ovelha e dracma perdida), como também está de braços abertos esperando por outras.

 

Não poderia haver atitude pior que a do filho pródigo, ele estava em um lugar distante, em meio aos porcos, sem dinheiro e sem amigos. No entanto, até ele poderia recomeçar.

 

Este é o evangelho, esta é a esperança que Jesus veio nos trazer, este é o amor que Deus tem pelos perdidos.

 

Esta esperança e este amor não era só para os judeus, ele foi estendido para o mundo todo.

 

"E Deus amou o mundo de tal maneira" (João 3:16)

 

Não havia qualquer esperança para o desesperado pecador, até a vinda de Jesus Cristo. Ele foi o único que proclamou a possibilidade de um novo começo.

 

Ninguém melhor que Ele, o próprio filho de Deus para nos revelar a extensão do amor do Pai, e com esta parábola nos dizer:

 

O Pai se importa com vocês, os que estão perdidos dentro de casa e os que estão perdidos mundo afora.

 

Você se sente distante, perdido, sem ninguém, sem nenhuma esperança de sair desta situação? Se são estes os seus sentimentos, lembre-se do que Jesus disse sobre a atitude do filho pródigo:

 

"Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai" (Lucas 15:18)

 

Agora, lembre-se do que Jesus disse sobre a atitude do Pai:

 

Ele o abraçou e o beijou, ele ordenou que lhe vestissem com novas roupas, que ele recebesse um anel e sandálias nos pés.

 

O pai matou um novilho gordo e fez uma festa para comemorar a volta do filho que estava perdido.

 

Com essas ações, o pai apagou o passado, e deu ao filho uma nova oportunidade, um novo começo.

 

Há esperança, há um novo começo, Jesus não só nos ensinou sobre isso, Ele fez isso ser possível quando deu sua vida na Cruz.

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 09/03/2022
Código do texto: T7468845
Classificação de conteúdo: seguro