Deus não precisa de grandes homens...
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para demonstrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós mesmos. (2 Coríntios 4:7)
Este tesouro é o evangelho, e o evangelho é a verdade de que Deus está em Cristo, trazendo boas novas de salvação.
Este é o tesouro, e Deus o coloca em vasos de barro.
Vasos de barro são comuns, mas úteis.
Assim são aqueles que creem no evangelho, são vasos, e o tesouro que tem precioso valor é o evangelho que lhes foi confiado à anunciar.
É por isso que Jesus não escolheu os nobres e os poderosos. Ele escolheu os humildes, simples e comuns.
O Novo testamento não foi escrito pelas elites do Egito, da Grécia, de Roma ou mesmo de Israel. Foi escrito por homens simples.
Os grandes acadêmicos daquele tempo estavam no Egito, em Alexadria. Os grandes filósofos estavam em Atenas, os líderes poderosos estavam em Roma, os maiores religiosos estavam em Israel, e Jesus nunca usou nenhum deles.
A obra de Deus nunca dependeu deles, e não depende agora.
Deus deixa de lado os orgulhosos e incrédulos, e usa vasos de barro, que são simples, mas útil.
Ele não precisa de grandes homens, pessoas famosas, de intelectuais, nem de gênios, mas de pessoas simples que creem.