Ser como Ele, Sal

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. (Mateus 5:13)

Quando Jesus pronunciou estas palavras usou uma expressão que depois se tornou o maior elogio que se pode oferecer a um homem.
Se desejamos exaltar o valor de alguém podemos dizer:

Pessoas assim são o sal da Terra.

Na antiguidade o sal possuía um valor muito grande. Os gregos costumavam dizer que o sal era divino.

Os romanos, em uma frase que em latim era algo como uma das rimas comerciais da atualidade, diziam:

Nada é mais útil que o sol e o sal (Nil utilius sole et sale).

Na época de Jesus o sal era associado com três qualidades especiais:

1- O sal se relacionava com a pureza, devido à sua faiscante brancura.
Portanto, para que o cristão seja o sal da Terra, deve ser um exemplo de pureza.

O cristão deve ser aquele que mantém os ideais de pureza, na linguagem, na conduta e até no pensamento.

2- O sal era o produto mais usado para preservar os alimentos, impedindo que os mantimentos apodrecessem.

O cristão é o sal da Terra e deve cumprir uma certa função antisséptica na vida, deve ser a pessoa que por sua simples presença derrota a corrupção em qualquer lugar que se encontre.

3- Mas a qualidade principal do sal é dar sabor.
A comida preparada sem sal é tristemente insípida e até pode chegar a ser repulsiva.

O cristianismo é para a vida o que o sal é para a comida, da o sabor necessário que ele precisa.

Se o cristão não cumprir o seu objetivo como sal, negará a Jesus como Senhor, e será ridicularizado pelos homens.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 25/09/2021
Código do texto: T7350059
Classificação de conteúdo: seguro