Bons e maus exemplos

Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. (1 Corintios 10:11)

Bons e maus exemplos é o que não faltam na bíblia, Deus nunca escondeu os erros de alguns, como nunca deixou de honrar a maioria de seus filhos.

Para exemplificar o mal exemplo do povo de Deus, Paulo usa o termo “alguns”, porque nunca se pode generalizar, principalmente no que diz respeito aos que servem a Deus.

Pode não parecer, mas a maioria dos cristãos são sinceros e tementes a Deus, assim como a maioria dos pastores são honestos e zelosos.

Exemplos para nós:

Não vos façais, pois, idólatras, como ¨alguns¨ deles. (1Corintios 10:7)

Não pratiquemos a imoralidade, como ¨alguns¨ deles o fizeram. (1Corintios 10:8)

Não ponhamos o Senhor à prova, como ¨alguns¨ deles fizeram. (1Corintios 10:9)

Nem murmureis, como ¨alguns¨ deles murmuraram. (1Corintios 10:10)

Assim como na antiga aliança houve, na nova (Igreja), também há os “alguns”.

Lembremos do grande temor que veio à igreja, quando viram o juízo de Deus sobre “alguns” mentirosos, como Ananias e Safira.

Da mesma maneira o escritor aos Hebreus nos lembra que é costume de “alguns” nunca estarem satisfeitos com a igreja, estão sempre de malas prontas para ir embora. (Hebreus 10:25)

Por causa de ¨alguns¨, Deus agiu e age com dura correção, para que haja temor em nossos corações.

Em Sua bondade, graça e misericórdia, o Senhor nos alerta que não devemos viver na prática do pecado, mas andarmos em retidão e temor, pois foi para este propósito que nos chamou em Cristo.

Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. (1 Coríntios 10:6)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 31/08/2021
Reeditado em 01/09/2021
Código do texto: T7332276
Classificação de conteúdo: seguro