Não volte atrás

Não ficaram pensando em voltar para a terra de onde tinham saído. Se quisessem, teriam a oportunidade de voltar. (Hebreus 11:15)

A carta aos Hebreus foi escrita para um público específico: os sacerdotes do Templo e outros religiosos que haviam se convertido.

Esses homens, que anteriormente eram tão respeitados na sociedade judaica, agora, por causa do Evangelho, viram a perda do status, da segurança de suas famílias, dos seus bens, etc.

E diante das perseguições e morte, alguns deles estavam desistindo das promessas de Deus e voltando atrás, abandonando a fé em Jesus.

Além de mostrar a superioridade da nova aliança em Cristo, a carta é um apelo, não somente aos que abraçaram a fé naquele tempo, mas a nós que hoje estamos caminhando com Cristo:

É uma carta de ânimo e de apelo para colocarmos a nossos olhos no Céu, onde temos uma pátria e nosso descanso final.

Por isso Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. (Hebreus 11:16)

Oportunidades para desistir teremos todos os dias, porque o inimigo vai trabalhar para colocar diante de nossos olhos as mais variadas tentações, com intuito de nossa desistência.

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hebreus 10:38)

Há maravilhosas promessas de Deus aos que perseveram, aos que não aproveitam as oportunidades para desistir, mas, ao contrário, fazem de cada uma delas uma chance para amadurecer na fé.

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hebreus 10:23)

Não volte atrás, mesmo que tudo esteja muito difícil. Olhe para Jesus, Ele não é injusto.

Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes.(Hebreus 6:10)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 17/08/2021
Reeditado em 17/08/2021
Código do texto: T7322856
Classificação de conteúdo: seguro