Contentamento, um aprendizado

…eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. (Filipenses 4:11)

Tal expressão parece absurda, viver contente em qualquer situação? Como pode isso ser uma realidade em nossas vidas? Como posso crer que isso seja possível? Será que consigo viver satisfeito, em um mundo tão mal e injusto?

Poderia uma pessoa viver satisfeita com o que tem, com o que possui, onde mora, com o que ganha, com a família que tem? Poderia ela viver acima de suas ambições a ponto de dizer que está contente?

Para estas perguntas e todas as demais, temos uma só resposta, sim, é possível. Paulo diz que aprendeu a viver satisfeito, e ele tinha bem menos que muitos de nós temos.

Mas ele tinha o que poucos de nós temos, ele aprendeu a confiar em Jesus:

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.(Filipenses 4:13)

Ele aprendeu a colocar seus olhos no céu:

...buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. (Colossenses 3:1)

Tudo que ocorria aqui, toda perseguição, fome, nudez, dor, injustiça, humilhação, prisão, nada, absolutamente nada, se comparava com a grandeza de em breve estar com Cristo.

...tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:23)

Aí está o segredo de viver contente, porque em breve estaremos com Cristo, não importa o que estejamos vivendo, olhando para Cristo, tudo isso é insignificante.

Aquele que caminha com Cristo pode enfrentar, suportar e se satisfazer em qualquer situação.

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 13/08/2021
Código do texto: T7320187
Classificação de conteúdo: seguro