Volte a ser meu discípulo

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus ‭16:23‬)

Primeiramente é bom saber que o significado literal de satanás é "o adversário".

E para Pedro, que crê em um Messias de poder, glória e conquista, era inaceitável um Messias que precisasse sofrer, seu desejo humano, quer impedir o desejo de Deus.

A resposta rigorosa de Jesus se deve a que Pedro lhe estava propondo exatamente o que o diabo propunha desde a tentação do deserto, que Jesus fugisse da Cruz, o que tentou até o fim.

É por isso que Pedro era satanás, o adversário dos propósitos de Deus.

Satanás é toda poder que nos afasta do caminho de Deus, satanás é toda influência que nos faz retroceder do caminho que Deus põe diante de nós.

E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. (Lucas 4:13)

O que feriu o coração de Jesus e o que fez com que falasse como falou, foi que neste dia o tentador lhe falou por meio de um discípulo que o amava.

Em Mateus 4:10, quando na tentação do deserto, Jesus disse: ¨Vai-te, Satanás¨.

Neste caso diz a Pedro: ¨Para trás de mim, Satanás¨.

A ordem de Jesus ao diabo é direta: ¨Vai-te!¨, enquanto que sua ordem a Pedro é: ¨Para trás de mim¨, que quer dizer:

¨Volta a te converter em meu discípulo¨

Ao diabo, Cristo o expulsa de sua presença, mas a Pedro ele diz, volte atrás e me siga.

Pedro errou, e para ele, assim como para nós, sempre haverá a possibilidade e a oportunidade de voltar atrás.

O mestre sempre vai nos dizer: Neste momento você errou, mas se arrependa, venha atrás de mim e volta a ser meu discípulo.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 12/08/2021
Código do texto: T7319145
Classificação de conteúdo: seguro