Homens que fazem a diferença

E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez. (Êxodo 18:21)

O texto acima é um conselho de Jetro, sogro de Moisés, quando observou o esforço de seu genro, que estava sozinho para julgar o povo Hebreu.

Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? (Êxodo 18:14)

Isto agradou a Moisés, que aceita a sugestão de Jetro, e passa então a ter outro desafio, encontrar homens que sejam competentes, tementes a Deus, que amam a verdade e sejam inimigos da avareza.

E Moisés deu ouvidos à voz do seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito. (Êxodo 18:24)

Com esses homens, Moisés não estaria mais sozinho, ao seu lado companheiros para dividir a carga.

.....e haverá mais paz e harmonia no acampamento. (Êxodo 18:23)

Precisamos de homens competentes, que nos ajudem a promover da paz no meio do povo.

Precisamos de homens tementes a Deus, que nos ajudem na edificação do corpo de Cristo.

Precisamos de homens que amam a verdade, que nos ajudem na pregação do evangelho.

Precisamos de homens que sejam generosos, inimigos da avareza, que nos ajudem na expansão do reino de Deus.

A difícil tarefa de Moisés é hoje a de muitos pastores, que estão só, ou com poucos a que se possa dividir a carga.

Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. (2 Timóteo 4:11)

A escassez desses homens é tão grande, como grande é a obra de Deus.

Devemos dar ouvidos ao que disse o nosso Mestre:

Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mateus 9:38)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/08/2021
Código do texto: T7314662
Classificação de conteúdo: seguro