Deus providência um escape para cada prova

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1 Coríntios 10:13)

A palavra que traduzimos por tentação em Grego, significa uma prova, aquelas que enfrentamos constantemente, que fazem parte da vida de todos nós.

Esta tentação, como todas as que Deus permite, não são para nos fazer parar e voltar atrás, mas para provar nossos corações, de modo que possamos sair delas mais forte e maduros.

Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. (Jó 42:5)

Foram muitas as provas no deserto, e muitos os hebreus que não as suportaram, e não foram elas, mas a incredulidade a razão de não alcançaram a promessa.

E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. (Hebreus 3:19)

Eram peregrinos, mas gozavam de grandes privilégios espirituais, e isso não os encorajou a confiarem em Deus, eles falharam completamente.

E todos comeram de uma mesma comida espiritual...E beberam todos de uma mesma bebida espiritual. (1 Corintios 10:3,4)

As provas deveriam faze-los humildes e confiantes, mas eles se tornaram rebeldes e murmuradores.

...antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

A palavra usada para escape é ¨Ekbasis¨, que significa um caminho de saída no desfiladeiro, uma passagem, uma rota segura para o livramento.

Toda história de Israel nos ensina que desfrutar dos privilégios divinos, não nos isenta de enfrentarmos duras provas, mas que a fidelidade de Deus nos garante o livramento.

.....mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 04/08/2021
Código do texto: T7313597
Classificação de conteúdo: seguro