Jesus, o homem perfeito

Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca. (‭‭1 Pedro‬ ‭2:22‬)

Nós passamos muito tempo pensando e falando sobre a divindade de Jesus, estamos confortáveis com esse aspecto de sua natureza, nos assusta pensar em Jesus como um ser humano como nós.

Mas é exatamente o que a Bíblia nos diz, que Jesus foi um ser humano como nós, porém, Ele não cometeu nenhum pecado.

Alguém sempre vai questionar: Isso é possível? Alguém na forma humana poderia viver neste mundo mau, cheio de pecado e não pecar? Sim, a Bíblia diz exatamente isso.

Aquele que é o Verbo (Palavra) se tornou um ser humano e morou aqui na terra entre nós, cheio de graça e de verdade. (‭‭João‬ ‭1:14)‬ ‭

Em sua encarnação Jesus se submeteu à uma condição humana afetada pelo pecado, mas não foi infectado por ele.

Jesus possuía uma natureza moral sem qualquer contaminação de pecado. Portanto ele era puro, sem qualquer propensão para o pecado.

Toda raça humana veio de Adão, do Adão caído em pecado, somente Jesus habitou entre nós e não pecou, porque veio de Deus, Ele é o filho de Deus.

O que Jesus poderia fazer pela humanidade se ele fosse como nós em nossa natureza pecadora? Ele seria mais um Adão, limitado como os sacerdotes da antiga aliança.

O escritor aos Hebreus afirma: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

Sua luta, longe de ser fácil, foi extremamente difícil. A razão disso? Nós cedemos à tentação antes que o inimigo use todo seu poder, somos facilmente derrotados e jamais experimentamos a tentação em toda sua força, desabamos muito antes.

Jesus foi tentado como nós e muito mais além do que nós. Em seu caso o tentador usou todos os seus recursos, mas Jesus se manteve incontaminável.

Para ser o nosso sumo sacerdote “santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores” (Hebreus 7:26).

O que seria da raça humana, se Cristo tivesse pecado? Por acaso haveria esperança para nós? Não! Estaríamos todos condenados pelos nossos próprios pecados, sem chance de alcançarmos perdão.

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. (1 Pedro 2:21-24).

Ele suportou a dor e o peso da culpa de todos os nossos pecados. Ele se entregou à Deus, a sua morte na cruz não é uma derrota para o diabo. Ele venceu o pecado, o inimigo, e ao terceiro dia ressuscitou, vencendo a morte.

A culpa de todo descendente de Adão pesou sobre Ele. A ira de Deus contra o pecado, caiu sobre Ele. Cristo sentiu a angústia e a dor física que há no pecado, Ele tomou o amargo cálice do pecado, sem ter cometido nenhum.

Cristo assumiu a natureza humana afetada pelo pecado, mas não se contaminou. Ele veio na condição de Adão antes do pecado, e não cedeu a nenhuma tentação que há neste mundo.

O Pai permitiu que o Filho enfrentasse os males da vida em comum com toda a raça humana, que Ele sofresse as mesmas tentações como qualquer humano o tem de fazer, sem que houve risco de fracasso em seu plano de salvação.

Se Ele tivesse qualquer inclinação para o mal ou cometido um só pecado, Ele receberia a mesma condenação que recebeu Adão, e toda a humanidade ficaria sem esperança de salvação.

Todos nós somos pecadores, todos nós viemos de Adão, todos nós experimentamos o pecado, somente Jesus Cristo habitou entre nós e não pecou, porque não é  filho de Adão como todos os demais seres humanos, Ele é Deus na forma humana.

Ele experimentou a mesma dor física que nós, Ele sentiu fome, sede, Ele chorou, se sentiu cansado fisicamente, Ele esteve triste, se decepcionou, sentiu alegria, se irou, contudo Ele não pecou, na sua boca não se encontrou nenhum mal contra os seres humanos.

O pecado não teve poder para fazer Jesus pecar contra Deus. Sim, a morte o feriu, porque era necessário que alguém morresse pelos nossos pecados, "o justo pelos injustos" (1 Pedro 3:18), o Santo no lugar dos pecadores, para nos conduzir a Deus.

Como homem perfeito, seu sacrifício substitutivo foi perfeito e suficiente para salvar todo aquele que Nele crer (João 3:16).

Você deseja ser salvo de seus pecados? Do poder do pecado? Do juízo de Deus e da morte eterna?

Você precisa crer na pessoa e obra de Jesus de Nazaré, Ele é o homem perfeito, o Cristo, o Salvador para todo aquele que Nele Crê.

Você já é um salvo? Quer agradar a Deus com a sua vida? Siga o conselho da Bíblia, imite a Cristo, Ele é o homem perfeito, o único que obedeceu a Deus em tudo, Ele é o exemplo perfeito.

Ele tanto foi o cordeiro sem defeito para o sacrifico, como o sumo sacerdote idôneo, sem mancha e sem pecados, para oferecer a si mesmo como sacrifico santo e agradável a Deus.

Por isso, louvado, bendito e exaltado seja o nome do nosso Deus que nos concedeu tão precioso dom em Jesus, para que em Seu nome “se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10,11).
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 31/07/2021
Código do texto: T7311144
Classificação de conteúdo: seguro