Isaias, um homem transformado para ser o profeta messiânico

Então ouvi o Senhor perguntar: “Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?”. E eu respondi: “Aqui estou; envia-me”. (‭‭Isaías‬ ‭6:8‬)

Ele ficou conhecido como o profeta messiânico, e com honras merecida, porque foi o profeta que fez de cada dia de sua vida uma oportunidade para falar da vinda do Messias (O ungido, O Cristo), a maior esperança que a humanidade receberia.

Ele não faria tal proeza, se não tivesse sido transformado de uma forma tão poderosa como ele mesmo relata. Há um capitulo (6) dedicado a nos contar como ele foi impactado, transformado e preparado para ser um profeta. O profeta Messiânico.

A visão gloriosa que ele teve foi em um tempo muito importante, que marcou todo o seu povo, e provavelmente tinha marcado profundamente a sua vida.

"No ano em que morreu o rei Uzias".

Uzias teve um reinado longo, próspero e poderoso, sua fama foi longe até que se tornou orgulhoso (2 Crônicas 27:16). Ele entrou no templo para queimar incenso ao Senhor, achou que poderia fazer o trabalho de um sacerdote.

O orgulho faz isso com os homens, mas Deus resiste aos orgulhosos e da graça aos humildes. Uzias não se humilhou, ele se voltou contra os sacerdotes e por isso ficou leproso. Ele passou os últimos anos longe de todas as pessoas e do templo.

É possível que Isaias, assim como todo o povo tivesse uma admiração muito grande pelo rei Uzias, ele havia feito o povo prosperar. Devemos nos conscientizar que nem sempre a prosperidade e um sinal da aprovação de Deus.

Ficou uma grande lição para todos eles, Deus deseja ordem e decência em tudo que fazemos, principalmente naquilo para o qual nos chamou. Deus não chamou Uzias para fazer o trabalho de um sacerdote.

Estar no templo, e ter a visão gloriosa do trono de Deus e os anjos o adorando, no mesmo ano em que Uzias morreu leproso por pecar contra o Senhor? Acho que ele não poderia pensar em outra coisa senão na sua indignidade e na morte certa.

Então eu disse: “Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”. (‭‭Isaías‬ ‭6:5‬)

Isaias temeu diante da visão gloriosa, reconheceu ser um pecador indigno e alcançou misericórdia. Não é isso que Deus faz quando reconhecemos que somos pecadores? A graça atua poderosamente quando nos encontra humilhados e sem forças.

Então um dos serafins voou em minha direção, trazendo uma brasa ardente que ele havia tirado do altar com uma tenaz. Tocou meus lábios com a brasa e disse: “Veja, esta brasa tocou seus lábios. Sua culpa foi removida, e seus pecados foram perdoados”. (‭‭Isaías‬ ‭6: 6-7)‬ ‭

"Culpa removida e pecados perdoados", que Deus misericordioso. O que Isaias fez para merecer isso? Nada! Isso é o que a graça faz quando reconhecemos que somos pecadores e nos arrependemos.

Ele não podia fazer nada por si, muito menos pelo seu povo, mas agora ele pode, ele foi transformado pela glória de Deus, e será um profeta para a glória de Deus.

Disse eu: eis me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). Então, disse ele: Vai e dize a este povo (Isaias 6:9)

Ele foi, e fez o povo de Deus saber que a rebelião, o orgulho, a idolatria e qualquer outro pecado não podem ficar impunes. (Is 1: 2; 2: 11-20; Is 34:1,2; 42:25)

Embora as circunstâncias difíceis estivessem à frente para Israel, o amor infalível de Deus não seria abalado e seu pacto de paz com eles não seria removido. Ele realmente é um Deus compassivo e bom! (Is 54:10; 63: 7)

Isaías reconhece a compaixão de Deus pelo seu povo. Uma das minhas declarações favoritas de Deus a Israel está em Isaías 41:14: “Não tenha medo pequeno Israel, porque eu mesmo te ajudarei, declara o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel ”.

Isaias tinha muito mais a falar ao seu povo e ao mundo, ele apontou para a vinda do Messias, ele falou de sua encarnação e divindade (Is 7:14, 9:6,7); de sua juventude (Is 11:1,2); de sua missão (Is 11:2; 42:1-4; 60:1-3); de sua obediência (Is 50:5); de sua mensagem e unção pelo Espírito (Is 11:2; 42:1; 61:1); seus milagres (Is 35:5,6) seus sofrimentos (Is 50:6; 53: 4,5,11) sua rejeição (Is 53:1-3); sua humilhação (Is 52:14) sua morte expiatória (Is 53:4-12); sua ascensão (Is 52:13) e sua segunda vinda (Is 26:20,21; 61:2,3; 65:17-25).

Resumindo, Isaías aponta para o Messias governante, mas também para o Messias sofredor (Isaías 9: 6, Isaías 53). Na Primeira vinda de Jesus, Ele foi o Salvador que sofreu e morreu pelos nossos pecados, mas na segunda vinda, Ele será o Rei vitorioso e conquistador, nosso Príncipe da paz.

Antes de subir aos céus, Jesus chamou os seus discípulos e os ordenou a irem e anunciarem as boas novas, continuar o que Isaias começou a fazer.

Hoje, depois que nossas vidas também foram transformadas pelo poder do Espírito Santo, não só aguardamos a sua segunda vinda, como temos a oportunidade de fazer o mesmo que Isaias fez, dizer ao mundo o que Jesus Cristo, o Messias fez  na cruz do calvário e que em breve voltará.

Isaias, foi um homem incrível, ele fez tudo conforme o Senhor lhe ordenou, que haja em nós a mesma humildade, temor e obediência para fazer o que Jesus nos pediu.

E eu respondi: “Aqui estou; envia-me”. (‭‭Isaías‬ ‭6:8‬)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 30/07/2021
Código do texto: T7310352
Classificação de conteúdo: seguro