Amor, uma dívida diária

Não fiquem devendo nada a ninguém. A única coisa que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. (Romanos 13:8)

Para muitas pessoas, e até mesmo as cristãs, amar é um sentimento opcional, biblicamente isso não é verdade, amar é um mandamento de Jesus.

O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15:12)

Sendo um mandamento de Jesus, Paulo o coloca como um dever que deve ser obedecido em cada dia que lhe é exigido.

Este mandamento é uma dívida com o próximo que tem validade enquanto vivermos.

Paulo afirma que se alguém buscar pagar honestamente sua dívida de amor, automaticamente cumprirá todos os mandamentos bíblicos.

Pois os mandamentos dizem: Não cometa adultério. Não mate. Não roube. Não cobice. Esses e outros mandamentos semelhantes se resumem num só:

“Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Romanos 13:9)

Se cumprirmos a dívida do amor, não cometeremos adultério, não mataremos, não roubaremos, não cobiçaremos, não faremos mal algum contra o nosso próximo.

O amor não faz mal ao próximo, portanto o amor cumpre todas as exigências da lei de Deus. (Romanos 13:10)

Assim como temos nossos deveres para com o governo, e pagamos mensal ou anual os tributos e impostos exigidos, somos também devedores para com Deus, que exige um pagamento diário da dívida do amor.

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. (Romanos 13:7)

A dívida deve se paga diariamente com um amor sincero, liberto do eu, sem hipocrisia ou interesses ocultos.

Amados, visto que Deus tanto nos amou, certamente devemos amar uns aos outros. (1 João 4:11)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 29/07/2021
Código do texto: T7309963
Classificação de conteúdo: seguro