André, um homem com o coração missionário

A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele: Achamos o Messias. (“Messias” quer dizer “Cristo”). (João 1:41)

Não temos muita informação sobre André, mas as poucas que temos são o suficiente para conhecermos o seu caráter, e reconhecer que foi um homem incrível.

Muito antes de Pedro seu irmão mais velho ser um seguidor de Jesus, André já mostrava um coração que tem sede de Deus.

Ele buscava alguém espiritual, um mestre para seguir, ele encontrou isso na pessoa de João Batista, de quem se tornou discípulo, até que conhecesse à Cristo, o mestre dos mestres.

No dia seguinte, João estava novamente com dois de seus discípulos. Quando viu Jesus passar, olhou para ele e declarou: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!”. Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus. (‭‭João‬ ‭1:35-37)‬

Você deve se lembrar o que Jesus disse sobre João Batista não é mesmo?

De todos os que nasceram de mulher, nenhum é maior que João Batista. (Mateus 11:11)

Sendo então discípulo de João Batista, André poderia estar satisfeito com quem era seu mestre, porque muitos pensavam ser ele o Cristo. Até que o próprio João confessou: “Eu não sou o Cristo”. (‭‭João‬ ‭1:20)‬ ‭

E quando João Batista, seu mestre, aquele que André seguia e confiava apontou para Jesus e declarou quem Ele era, André não pensou duas vezes, ele o seguiu, e se tornou um dos primeiros discípulos de Jesus.

Sua alegria em conhecer a Jesus foi tão grande, que a primeira coisa que ele fez foi anunciar a seu irmão que Jesus era o Messias, e levou Pedro até Cristo (João 1:41). Não é assim que faz todo aquele que ama a Jesus?

André levou seu irmão para conhecer a Jesus, e Pedro se tornou o mais conhecido dos apóstolos. Pedro deve ter passado o resto de sua vida agradecendo a André.

Algumas pessoas poderiam não saber quem era André, mas todos conheciam a Pedro, e quando falavam de André o descreviam como o irmão de Pedro.

E mesmo que tenha ficado conhecido como o irmão de Simão Pedro. André se destacava por ser o tipo de homem que estava disposto a ocupar o segundo lugar. Isso com certeza não o incomodava.

O que importava para André, não é ser o primeiro, ou o mais conhecido dos discípulos, e sim anunciar quem era o Senhor de sua vida.

Se em nossa geração os discípulos de Jesus tivesse o coração missionário de André, é certo que já teríamos levado muitas outras vidas à Jesus.

André ficou conhecido por ser o discípulo que sempre estava apresentando alguém a Jesus. Você ao menos é conhecido por ser um discípulo de Jesus? Já parou para pensar em quantas pessoas você já levou a Jesus?

Em um momento de grande necessidade, ele apresentou a Cristo um menino que tinha cinco pães e dois peixinhos (João 6:8), e de sua atitude, cinco mil pessoas foram alimentadas, e o milagre de Jesus foi um sinal para que os homens pudessem dizer:

Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo. (João 6:14)

Quando alguns gregos desejaram conhecer a Jesus, lá estava André, apresentando eles ao mestre (João 12:20-22).

Podemos dizer que a grande alegria de André era levar pessoas diante de Jesus. Ele foi um homem cujo único desejo era compartilhar o que de melhor tinha conhecido em sua vida.

Ele se tornou uma das personalidades mais atraentes do grupo de apóstolos. Era discreto, e muito atuante. Não importava a posição que ele ocupava no grupo, e sim, a posição que Cristo ocupava em sua vida.

André foi um homem de coração missionário. Havia uma satisfação muito grande em sua vida por ter conhecido aquele a quem Deus tinha prometido como Salvador de seu povo.

Ele é o nosso grande exemplo de alguém que não podia guardar Jesus para si. Com certeza passou o resto de sua vida levando as pessoas até Jesus, seu Mestre, Senhor e Salvador.

Quando recebeu de Jesus a grande comissão: "ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações". André deve ter pensado: é exatamente isso que mais amo e quero fazer em minha vida.

Muitos querem liderar e ser o primeiro como foi Pedro, mas poucos querem ser discretos e atuantes como foi André. Muitos dizem amar a Jesus, que Ele é tudo, mas não compartilham Jesus com ninguém.

Foi o próprio Jesus quem disse: ¨A boca fala do que está cheio o coração¨  (Mateus 12:34). Se não falamos de Jesus é certo que Ele não ocupa um lugar de prioridade em nosso coração.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 29/07/2021
Código do texto: T7309660
Classificação de conteúdo: seguro