Consolados para consolar

Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. (2 Coríntios 1:5)

Paulo escreve aos irmãos de Corinto como um homem que conhece a tribulação e seu rigor.

Pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. (2 Coríntios 1:8)

A palavra que Paulo utiliza para significar aflição ¨éthlipsis¨, que descreve sempre uma pressão física.

Nos primeiros anos do cristianismo aquele que se convertia, enfrentaria muitos problemas pessoais.

Ser um verdadeiro cristão tem um preço, não existe cristianismo sem cruz.

Mas não estamos sozinhos para enfrentar as provas, o consolo de Deus chega por meio daqueles que foram consolados.

Sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. (2 Coríntios 1:7)

Paulo destaca que as coisas que lhe ocorreram e o consolo que recebeu o fizeram capaz de ser fonte de consolação para outros.

Para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação. (2 Coríntios 1:4)

Sobre o próprio Jesus a bíblia nos diz:
Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. (Hebreu 2:18)

O cristão é reconhecido como um atleta de Cristo, cujos músculos espirituais se fortalecem com as aflições.

E quando nos sobrevier os dias difíceis poderemos dizer como Policarpo, o Bispo de Esmirna, quando foi lançado na fogueira: "Agradeço-te que me tenha considerado merecedor desta prova."

O resultado supremo de todo isto é que obtemos o poder para consolar a outros que estão precisando de consolo.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação. (2 Coríntios 1:3)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 28/07/2021
Código do texto: T7309012
Classificação de conteúdo: seguro