Jacó, um homem que lutou com Deus

Então o homem disse: O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. (‭‭Gênesis‬ ‭32:28)

Jacó foi e ainda é um dos personagens mais ‭admirado e também questionado de toda a Bíblia. Para entender um pouco melhor este grande homem, é preciso saber o que estava por trás e o que o motivava em seus erros e acertos.

Deus chamou Abraão e fez uma promessa e uma aliança com ele pela qual seria pai de uma grande nação e por meio dele as nações da terra seriam abençoadas (Gênesis 12:1-3). Obviamente que essa benção passaria por seus descendentes.

Isaque seu filho reconheceu e tomou posse da benção, mas quando sua esposa Rebeca engravidou percebeu que havia dois filhos em seu ventre. Ela sentiu que havia uma disputa em seu ventre, impressionada, orou a Deus, e recebeu a resposta divina.

No seu ventre há duas nações; você dará à luz dois povos inimigos. Um será mais forte do que o outro, e o mais velho será dominado pelo mais moço. (‭‭Gênesis‬ ‭25:23‬) ‭

Quando nasceram os filhos, para Isaque não havia dúvida, Esaú nasceu primeiro, então seria o herdeiro da benção, mas Rebeca sabia que seria Jacó.

Isso fez com que o pai tinha o seu preferido (Esaú), e a mãe tinha o seu (Jacó). Nome que significa "agarrar pelo calcanhar", "enganar", "conter", "ficar" ou "suplantar".

Jacó nasceu lutando pela benção, e mesmo que Esaú tenha nascido primeiro, ele nunca se importou com a benção, ele na verdade foi mais longe, desprezou o seu direito de primogenitura e da benção, a carne falou mais alto (Gênesis 25:32). Nada que o Deus soberano não soubesse não é mesmo?

Ao contrário de Esaú, Jacó almejava e lutava pela promessa de Deus, apesar de sua faltas, deu valor à aliança que Deus fez por meio de Abraão.

Com ajuda de Rebeca sua mãe, Jacó recebeu a benção de Isaque, mas isso a um custo altíssimo. Nada seria fácil para esse homem que queria a benção de Deus a qualquer custo. E não é um custo alto para quem almeja viver com Deus? Não são muitas as lutas?

Jacó já tinha a benção, agora precisava casar para ter sua descendência, ele amava Raquel, e está mulher lhe custaria quatorze anos de trabalho. Ele lutou muito para ter a mulher que amava.

Ele precisou lutar com a fúria de Labão seu sogro, e quando chegou o tempo de encarar seu irmão Esaú, temeu o pior nesta luta, então clamou ao Senhor.

Ó Senhor, eu te peço que me salves do meu irmão Esaú. Tenho medo de que ele venha e me mate e também as mulheres e as crianças. (‭‭Gênesis‬ ‭32:11)‬ ‭

Foi Jesus quem nos disse: Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. (‭‭Mateus‬ ‭10:28)‬ ‬‬

Lutar contra a própria consciência é uma das piores batalhas. Jacó sabia de tudo que havia feito e de que maneira havia feito. É preciso encarar a realidade de quem somos, é melhor encarar Deus aqui do que no juízo final.

E antes de se encontrar com Esaú, Jacó ficou só, e se encontrou com Deus, para a noite que mudaria para sempre a sua vida.

Jacó foi confrontado com a realidade de quem era, com o seu passado, e não seria o mesmo ao amanhecer daquele dia.

Como você se chama? Ele respondeu: Jacó. Então o homem disse: O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. (‭‭Gênesis‬ ‭32:27-28)‬ ‭

O nome "Israel" nasceu de uma benção. Cuja raiz significa "lutar", "prevalecer", "ter poder como um príncipe" ou "príncipe poderoso que luta e prevalece".

Ele era Jacó, agora ele é Israel, ele é um novo homem. Ele renasceu naquela noite, ele recebeu a sua benção, ele é agora um príncipe de Deus.

Israel foi pai de doze filhos, que se tornaram as doze tribos de Israel e por fim a nação de Israel, de onde veio os grandes líderes, os profetas, os reis, o próprio Jesus. E por meio de Jesus veio à igreja, no qual nos unimos num só corpo com Ele. Separados deste mundo para a salvação eterna.

Havia uma benção ao alcance de Jacó, ele lutou por ela, alcançou e se tornou Israel. Há muitas bênçãos para nós em Cristo, Ele as conquistou na cruz do calvário. Creia, todas elas estão ao nossa alcance.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 27/07/2021
Código do texto: T7308447
Classificação de conteúdo: seguro