Morreu subindo

E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? (Lucas 13:22)

Quando fizeram esta pergunta a Jesus, certamente o fizeram com a hipótese de que o reino de Deus era só para os judeus, e que os gentios seriam deixados do lado de fora. A resposta do Jesus deve ter sido um grande golpe para ele.

E ele lhe respondeu: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. (‭‭Lucas‬ ‭13:23‬)‭

Jesus declarou que a entrada no Reino não é tão simples assim, e que requer uma fé capaz de lutar contra todas as adversidades.

A palavra traduzida para esforçai-vos é a mesma da qual se deriva a palavra agonia. O esforço para entrar deve ser tão intenso que possa ser descrito como uma agonia da alma e o espírito.

Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mateus 7:14)

É fácil pensar que uma vez que somos membros da Igreja chegamos ao final do caminho, como aqueles que alcançaram sua meta.

A vida cristã requer renúncia diária, pela fé, devemos sempre ir para frente ou do contrário iremos para trás.

Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. (Lucas 9:62)

A defesa de muitos será: “Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.” (Lucas 13:26)

Jesus sabe que nem todos estão comprometidos em caminhar com Ele.

Muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. (João 6:66)

Perseverar significa permanecer firme no compromisso de ser fiel aos mandamentos de Deus, apesar das tentações, da oposição e da adversidade.

Como se viu escrito na tumba de um alpinista que morreu na montanha:
"Morreu subindo."

Para um cristão a vida é sempre uma caminhada para cima, para o céu.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 26/07/2021
Código do texto: T7307525
Classificação de conteúdo: seguro