Sansão, um homem forte fisicamente e fraco espiritualmente

Quando o menino nasceu, ela o chamou de Sansão. O Senhor o abençoou enquanto ele crescia. (‭‭Juízes‬ ‭13:24‬)

A história de Sansão era para ser tão grandiosa como foi a história de Samuel, isso se ele não tivesse sido negligente com a sua própria vida.

Ele era o sonho de se pai e de sua mãe, uma mulher estéril, que recebeu a visita do anjo de Deus e lhe prometeu um filho.

Você ficará grávida e dará à luz um filho, do qual jamais cortará o cabelo, porque ele será consagrado a Deus como nazireu desde o nascimento. Ele começará a libertar Israel das mãos dos filisteus. ‭‭(Juízes‬ ‭13:5)‬

Com a promessa do filho veio também o chamado e o compromisso. Sansão seria nazireu, consagrado ao Senhor desde o nascimento.

Um nazireu não podiam beber vinho, cortar o cabelo ou chegar perto de qualquer coisa impura, como um cadáver (Números 6: 3-7).

Manoá e sua mulher foram cuidadosos na criação de Sansão, porque a Bíblia diz que Deus abençoava o menino enquanto ele crescia.

Sansão nasceu para um propósito, libertar Israel do poder dos filisteu, povo que os subjugavam. Ele cresceu sabendo disto, e odiava os filisteus e estava preparado fisicamente para enfrenta-los.

Ele colocou tanta confiança em sua força física, que se esqueceu da sua força espiritual, desprezando uma vida de consagração a Deus. Não é isso que geralmente acontece conosco? Quando confiamos mais em nossa capacidade do que na vontade de Deus?

Sansão era um judeu, nazireu, um juiz de seu povo, e um homem que ninguém sabia de onde vinha sua força. Isto despertava o interesse dos inimigos que articulavam planos para lhe destruir, no entanto o único que conseguiu destrui-lo, foi ele mesmo.

O fato de Deus o tê-lo separado, não faria dele um homem imune as armadilhas do pecado, ele se achava no direto de ignorar tanto as recomendações de Deus como as de seus pais. Você é um filho de Deus? pense bem antes de ultrapassar os limites!

Contrariando seus pais e o bom senso, ele se casou como uma das filhas dos filisteus (Juízes 14:1-3), seu casamento durou somente os setes dias de festa, sua mulher o traiu contando aos filisteus seu enigma (Juízes 14:10-20).

Sansão ainda contrariou à ordem de um narizeu em não tocar em um animal morto, o que era impuro. (Juízes 14:8,9)

Enquanto exibia sua força física, matou um leão, caçou e amarrou trezentas raposas para incendiar os cereais, as vinhas e os olivais dos filisteus e ainda feriu mil de seus homens.

Este homem mostrou sua força e seu poder físico, mas o pecado estava a porta, e ele estava ladeira abaixo na vida espiritual.

Certo dia, Sansão foi à cidade filisteia de Gaza e conheceu uma prostituta, com quem passou a noite. (‭‭Juízes‬ ‭16:1‬‬‬)

Os sinais de advertências estavam sempre presentes, mas ele os ignorava cada vez mais, até sucumbi diante de uma paixão.

Algum tempo depois, Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila, que morava no vale de Soreque. (‭‭Juízes‬ ‭16:4)‬ ‭

Sansão acreditava estar no controle de tudo, na verdade ele estava cego. Não é isso que o pecado faz com qualquer um de nós?

Então Dalila disse: Como você pode dizer que me ama, se não me conta seus segredos? (‭‭Juízes‬ ‭16:15)‬ ‭

Sansão foi separado por Deus para ser um libertador de seu povo, mas se tornou um prisioneiro do inimigo, abrindo-lhe o seu coração e revelando seu segredo.

Por fim, contou-lhe seu segredo: “Meu cabelo nunca foi cortado, pois fui consagrado a Deus como nazireu desde o nascimento. Se minha cabeça fosse raspada, eu perderia as forças e ficaria tão fraco como qualquer outro homem”. (‭‭Juízes‬ ‭16:17)

O homem que Deus separou para ser um vencedor, foi vencido. Sansão foi enganado, humilhado e zombado pelo inimigo.

Os últimos relatos da vida deste homem, nos diz que ele está clamando ao Deus que ele tanto ignorou. O nosso Deus é misericordioso, Ele não nos trata segundo os nossos pecados, e fortaleceu o seu servo e lhe deu vitória.

São muitas as lições que aprendemos com Sansão, a mais importante delas, é que a negligencia tem um custo alto.

É Deus quem chama e nos capacita, mas o dom que Ele nos confiou é responsabilidade nossa. Se você é um filho de Deus não abuse de quem você é, nem do que lhe foi confiado. Lembre-se, o inimigo está ao derredor, e deseja nos devorar.

Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. (Efésios 6:13)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 23/07/2021
Reeditado em 24/07/2021
Código do texto: T7305974
Classificação de conteúdo: seguro