Ester, uma mulher decidida a ajudar seu povo

Depois, irei à presença do rei, mesmo que seja contra a lei. Se tiver de morrer, morrerei. (Ester 4:16)

Por não fazer menção diretamente a Deus, o livro de Ester já foi motivo de muitos questionamentos, principalmente porque cita dezenas de vezes um rei ímpio.

Sinceramente não vejo que o livro perca seu valor somente porque a palavra Deus não esteja ali, Ele sempre esteve por trás de toda história de seu povo, e se Ele não estivesse, eu acredito que os acontecimentos teriam sido muito diferentes do que realmente foi.

O fato de Ester se tornar rainha sendo ela uma judia e não uma mulher Persa, já começa nos mostrando que Deus estava por trás, trabalhando para o bem de seu povo.

Segundo a Bíblia, o reinado de Assuero (Xerxes), ia da Índia até a Etiópia, num total de cento e vinte sete províncias, havia outros povos além dos judeus sobre o domínio de Assuero.

Como ainda hoje, o povo de Deus sempre foi odiado e perseguido por outros povos, e tanto a Bíblia como os livros de história nos conta está verdade.

Bem perto de nós, a história nos conta que Hitler matou seis milhões de judeus, e seu plano diabólico era exterminar o povo de Deus. E não exterminou porque? Porque Deus não permitiu.

Não foi diferente nos dias de Ester, de todos os povos na província de Assuero, o mais odiado deles era os judeus.

...procurou Hamã destruir todos os judeus, povo de Mordoqueu, que havia em todo o reino de Assuero. (Ester 3:6)

Hamã articulou para que o rei decretasse uma ordem para matar os judeus, um povo segundo ele cujas leis são diferentes (Ester 3:8-11). Sim, o povo de Deus é diferente de todos os povos, sua adoração é única e exclusivamente à Ele.

Deus levantou os Estados Unidos e os países aliados para por fim aos planos de Hitler não foi? Deus Já havia feito isso anteriormente, Ele levantou Ester como rainha para por fim ao plano diabólico de Hamã.

Uma jovem órfão de pai e mãe, que foi criada por seu primo Madoqueu, uma moça simples. Como esta moça poderia se tornar rainha de um Império tão poderoso?

Só temos uma resposta, A mão de Deus, Ele estava o tempo todo por trás desta história, cuidando para manter vivo o seu povo.

Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como está que você chegou à posição de rainha? (Ester 4:14)

Palavras sábias de Mardoqueu. E Ester reconheceu a posição que ocupava, entendeu a sua responsabilidade e agiu em favor de seu povo.

É triste ter que reconhecer isso, mas é verdade que as vezes negligenciamos a posição em que Deus nos colocou, e por vezes somos indiferentes às necessidades dos nossos irmãos.

Ester começou orando e jejuando. Está é a maneira mais sabia de se começar, independente de nossa capacidade, se somos fortes ou fracos, se há um exército à nosso favor ou não, se temos recursos financeiros ou somos pobres. Orar e jejuar é o início da nova vitória.

Depois de colocar a situação nas mãos de Deus e se fortalecer espiritualmente, Ester corajosamente foi à presença do rei, ela estava decidida a agir para mudar o destino de seu povo.

Ela levou tudo ao conhecimento do rei, ela denunciou o perverso Hamã e seus planos diabólicos contra o seu povo.

Que mulher incrível foi Ester, ela pôs em risco sua própria vida ao ir falar com o rei, ela enfrentou e denunciou o poderoso Hamã, ela fez tudo que podia pelo seu povo. Ela não negligenciou a sua posição, nem se esqueceu de seu povo.

Os judeus se encheram de felicidade e de alegria e foram honrados em toda parte. (Ester 8:16)

Jesus disse que seriamos odiados por todos por causa de seu nome (Mateus 10:22 ). O inimigo está trabalhando para nos parar, para destruir nossas famílias e nossos planos. Lembre-se, Jesus também disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja (Mateus 16:18). Ele está atento a tudo que está acontecendo.

Há uma situação difícil diante de você? Tenha coragem, decida ser um instrumento de Deus para mudar tudo isso. Comece orando e no momento certo se coloque em ação, e Deus dará o livramento.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 23/07/2021
Código do texto: T7305472
Classificação de conteúdo: seguro