Jonas, um homem descontente com os planos de Deus

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. (‭‭Jonas‬ ‭1:3)‬ ‭

Ele é um dos personagens mais conhecido de toda bíblia. Não que tivesse feito algo de extraordinário, mas porque Deus o fez viver algo extraordinário.

Ele sobreviveu a três dias e três noite no ventre de um grande peixe, e isso faz sua história ficar emocionante, e muito instrutiva para aqueles que pensam em se rebelar contra Deus.

Ao ir para Társis e não para Nínive, Jonas não só põe em perigo a sua vida, mas a de todos que estão ao seu redor.

Sua fuga trouxe tão grande tempestade que o navio em que ele estava iria afundar, matando ele e todos que estavam na mesma embarcação.

Jonas sabe que sua atitude rebelde para com Deus lhe trouxe sérios problemas (Jonas 1:12). Era uma boa oportunidade para se arrepender e no próximo Porto, comprar uma passagem para Nínive.

Mas seu descontentamento era tal que preferiu ser jogado do mar, assim acabaria a tempestade e também seu compromisso de fazer a vontade de Deus, porque morreria.

Ele não imaginava que aquela mesma misericórdia que Deus usaria com os ninivitas, seria primeiro aplicada a ele. Quantos de nós estaria aqui se não fosse a misericórdia e os planos de Deus?

Em minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu. Gritei da terra dos mortos, e tu me ouviste. (‭‭Jonas‬ ‭2:2)‬

Deus o salvou da morte certa preparando um grande peixe para guarda-lo e levá-lo de volta.

Depois de três dias de jejum e oração, arrependido, Jonas faz a confissão que todo pecador deve fazer.

Do Senhor vem a salvação. (Jonas 2:9)

Os ninivitas eram maus e cruéis. Então, a indignação e descontentamento de Jonas quanto a ir e pregar o juízo e arrependimento seria até justificável, eles não mereciam perdão, mas o inferno. Quem nunca pensou como Jonas?

Sabemos que Deus é misericordioso, mas não queremos que Ele perdoe e livre do inferno pessoas abomináveis como os ninivitas.

E foi justamente o que aconteceu, Jonas obedeceu a Deus e percorreu a cidade de Nínive anunciando o juízo, e todos os habitantes creram em Deus, desde o mais importante até o mais humilde. Até o rei desceu do trono, tirou as vestes reais e se humilhou. (Jonas 3:4-6)

Quando Deus viu o que fizeram e como deixaram seus maus caminhos, não os destruiu como havia ameaçado. (Jonas 3:10)

Os planos de Deus se concretizaram, os Ninivitas creram em Deus. Isso não é maravilhoso? Aqueles homens perversos se converteram de seus maus caminhos.

Não para Jonas, que está descontente com isso e não se conforma com o que Deus fez. Jonas conhecia muito bem a misericórdia de Deus (Jonas 4:2), mas tinha esperança que Ele não fosse misericordioso desta vez.

Todos nós já tivemos ou temos um pouco de Jonas, nos agradamos quando Deus usa de misericórdia conosco, com aqueles que amamos, mas quando o Senhor faz isso por alguém que odiamos, nos rebelamos.

E agora Jonas foi ao extremo, ele pediu a morte. Quão pecador era Jonas, quão pecador somos todos nós.

Em vez de tirar-lhe a vida, Deus mais uma vez cuidou de seu descontente profeta (Jonas 4:6). É o que Ele sempre faz conosco, cuida, cuida, cuida, e muitas vez não nos damos conta de que mesmo em rebeldia, Ele ainda está cuidando de nós.

E em cada cuidado, Ele nos dá uma lição de amor, nos mostrando que, se um filho seu pode se rebelar e precisar do seu perdão, quanto mais alguém que ainda não o conhece, e está cego pelo pecado.

O livro de Jonas termina com Deus fazendo uma pergunta, isso, para que cada um de nós, após sua leitura, saiba respondê-la.

Sim Senhor, tu és um Deus misericordioso, tiveste compaixão dos ninivitas, assim como tiveste de Jonas e sempre terá de qualquer um de nós, miseráveis pecadores.

Glória a Deus, porque logo viria um outro profeta (Isaías) fazendo a vontade do Senhor e dizendo:

Que os perversos mudem de conduta e deixem de lado até mesmo a ideia de fazer o mal. Que se voltem para o Senhor, para que ele tenha misericórdia deles; sim, voltem-se para nosso Deus, pois ele os perdoará generosamente. (‭‭Isaías‬ ‭55:7‬)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 22/07/2021
Código do texto: T7304813
Classificação de conteúdo: seguro