Timóteo, um jovem que fez a diferença por meio da sua fé

Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo. (‭‭Atos‬ ‭16:2)

Sabemos pelas palavras de Paulo que Timóteo lutava com alguns problemas pessoais, sua timidez, suas emoções e suas frequentes enfermidades.

Se alguém poderia ter questionado a sua própria capacidade, esse era Timóteo, seus problemas poderiam sugerir que ele seria incapaz para o ministério pastoral.

Mas nenhum desses problemas impediram que este jovem se tornasse uma das pessoas mais importante da igreja primitiva.

Nem mesmo o apóstolo Paulo um homem experiente que já havia passado por muitas perseguições e privações, deixou que os problemas de Timóteo o impedisse de ser quem ele foi.

Não deixes de desenvolver o dom que há em ti. (1 Timóteo 4:14)

Paulo, assim como muitas pessoas viam em Timóteo algo muito maior em sua vida do que seus problemas, a sua fé em Jesus. Ele tinha uma fé que invejava a muitos.

Timóteo podia ser conhecido por seus problemas, mas ele foi muito mais conhecido por sua fé, e através dela todos dava bom testemunho dele.

Lembro da sua fé sincera, a mesma que habitou primeiramente em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem. (‭‭2Timóteo‬ ‭1:5‬) ‭

Mesmo que tivesse um pai grego (gentil). Timóteo teve uma avó é uma mãe judia, mulheres de fé, criadas e ensinadas para confiar em Deus e esperar o Messias. Com certeza se dedicaram a ensinar de Timóteo no mesmo padrão.

E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. (‭‭2Timóteo‬ ‭3:15)‬

Toda criança judia recebia bom ensino da Torá, mas nem todo menino se tornava um jovem fervoroso na fé como Timóteo. Não é assim que acontece hoje? Não são poucos os jovens que seguem os passos de fé dos pais?

Ainda hoje, muitos jovens mesmo tendo pais que são exemplos de dedicação e fé em Jesus, se entregam aos apelos mundanos e negam a fé em que foram criados.

Eis a razão de Timóteo ser admirado e respeitado por todos. Ele seguia sua avó e sua mãe na fé, e isso é de se admirar em um jovem que vive rodeado de paixões.

E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz. (‭‭2Timóteo‬ ‭2:22)‬ ‭

Sempre foi difícil para os jovens lidar com a fé e com o pecado, mas Timóteo venceu toda tentação justamente por causa da fé que tinha em Jesus.

Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:12)

A fé em Jesus fez deste jovem um homem fiel e temente, ele aceitou o chamado do Senhor, lutou com as suas limitações, lutou com as paixões da mocidade, venceu todas elas, e se tornou um pastor dedicado e fiel.

Vocês sabem muito bem como Timóteo provou o seu valor. Ele e eu, como se fossemos filho e pai, temos trabalhado juntos no serviço do evangelho. (Filipenses 2:22)

E que valor tinha este jovem. Paulo foi muito mais que um pai espiritual para Timóteo, ele foi seu mentor, professor, amigo, aquele que confiou e investiu na vida deste incrível jovem.

Antes de sua partida, Paulo confiou a suprema obrigação de um ministro à este jovem pastor.

Pregue a palavra, a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina. (2 Timóteo 4:2)

O grau de confiança que Paulo depositou em Timóteo é testemunho de sua fé e caráter. O exemplo deste jovem fiel continua encorajando a muitos jovens do Senhor até hoje, e a atitude de Paulo para com o seu filho espiritual também serve para todos os pastores de hoje, que devem valorizar, incentivar e investir nos jovens.

Neste tempo tão difícil, tempo de muitas heresias e apostasia, minha oração é para que Deus levante muitos jovens como Timóteo para que façam a diferença por meio da fé em Cristo.

E aos jovens cheios de fé que estão entre nós eu lembro:

Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. (1 Timóteo 4:15)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 20/07/2021
Código do texto: T7303363
Classificação de conteúdo: seguro