Josué, um líder fiel

Então Moisés chamou Josué e, na presença de todo o Israel, disse: “Seja forte! Seja corajoso! Pois você vai levar este povo à terra que o Senhor prometeu aos seus antepassados. Você fará com que herdem esta terra. (‭‭Deuteronômio‬ ‭31:7‬)

Ele saiu do Egito com Moisés e outros milhares de Hebreus, e tornou-se companheiro fiel de Moises durante os 40 anos de peregrinação no deserto.

Foi separado por Moises como um dos doze espias, para conhecer a terra prometida, quando retornou, somente ele e Calebe estavam otimistas e confiantes em possuir a promessa.

Josué se tornou um general cinco estrelas do exército hebreu, homem experimentado em batalhas e fiel às ordens de Moises.

Moisés deu estas ordens a Josué: Escolha alguns homens e lute contra os amalequitas. Amanhã ficarei no alto do monte, segurando a vara de Deus. (‭‭Êxodo‬ ‭17:9‬)

Josué era o homem leal, onde Moisés precisasse dele, ali ele estaria ao seu lado, fosse lutando, fosse caminhar até o monte ou mesmo estar na tenda da congregação. Ele não se apartava de Moisés.

Em seu livro sobre liderança, Jonh McArthur diz: Lealdade autêntica não é nenhuma devoção cega a um homem. É, em primeiro lugar, uma submissão à verdade e ao dever. Isso envolve devoção às obrigações e amizade sincera.

Ninguém mostrou mais lealdade e amizade a Moiseés do que Josué, nem mesmo Arão, seu irmão que se corrompeu fazendo um bezerro de ouro.

Quando Deus disse a Moisés que se tempo se findava e que ele não entraria na terra prometida (Números 27:12-14), Moises pediu a Deus para indicar um homem que pudesse guiar e liderar o povo.

Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhes as mãos. (Números 27:18)

Alguém pode pensar, não foi Moisés que escolheu Josué para ser seu sucessor? Não! Foi o próprio Deus quem o escolheu.

Moisés sabia todas as qualidades de Josué, o conhecia por 40 anos, mas só Deus conhece as intenções de nossos corações. Deus conhecia Josué muito melhor que Moisés.

Nós podemos esconder nossas fraquezas dos homens, mas de Deus nunca as esconderemos.

Deus conhecia tão bem Josué que sabia que ele temeria suceder Moisés na liderança do povo. Uma coisa é você ser um auxiliar fiel, outra coisa é você ser um líder fiel.

Josué foi corajoso para enfrentar todas as batalhas, ele lutou e venceu todas. Agora, ele precisa ser corajoso para assumir a liderança do povo e guia-los segundo a vontade de Deus (Deuteronômio 31:7).

Moisés nunca precisou encorajar Josué a ir em uma batalha, mas precisou encoraja-lo a assumir a liderança do povo. Moisés nunca precisou encoraja-lo a ser um auxiliar fiel, mas precisou encoraja-lo a ser um líder fiel.

Eu imagino o que Josué deve ter pensado: Moisés nos liderou por 40 anos neste deserto, foi fiel a Deus em tudo, e não vai entrar na terra prometida. Quem sou eu para liderar este povo?

O temor deve ter tomado o seu coração, e eu sei que toma mesmo, porque liderar o povo de Deus é uma responsabilidade gigantesca.

Deus além de exigir nossa fidelidade, Ele exige que tenhamos coragem e bom ânimo, porque dias difíceis virão pela frente.

Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que prometi dar a seus pais. (Josué 1:6)

Um líder fiel como Josué está debaixo dos cuidados e das promessas de Deus (Josué 1:5).

Um líder fiel como Josué não se desvia do caminho do Senhor (Josué 1:7).

Um líder fiel como Josué não deixa de meditar e pregar a palavra de Deus (Josué 1:8).

Um líder fiel como Josué não deve se espantar e temer, mas crer naquele que o chamou (Josué 1:9).

Um líder fiel como Josué dá testemunho da fidelidade de Deus. (Josué 21:46).

Um líder fiel como Josué vai guardar, e também encorajar o povo a guardar a palavra do Senhor (Josué 23:6).

Um líder fiel como Josué vai exortar a todo o povo a serem íntegros e fiéis ao Senhor (Josué 24:14).

Esse incrível homem de Deus, serviu fielmente Moisés por 40 anos no deserto e liderou fielmente o povo de Deus por mais 25 anos.

Josué deixou sua marca na história como um homem fiel. Fiel a Moisés, fiel a Deus, fiel ao povo de Deus e fiel a palavra de Deus.

Como disse o apóstolo Paulo, o que se requer de um líder, de um ministro, de um despenseiro de Deus, é que cada um seja encontrado fiel (1 Coríntios 4:2).
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 19/07/2021
Código do texto: T7302587
Classificação de conteúdo: seguro