Barnabé, um homem bom

Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. (‭‭Atos‬ ‭11:24)‬ ‭

Seu nome de nascimento era José, dado por seus pais, nome comum naquela época. Mas por causa de quem se tornou, os apóstolos passaram a chama-lo de Barnabé, que significa "filho da consolação". (Atos 4:36)

Ele aparece nos textos bíblicos (Atos 4) como referencia de um cristão comprometido com a igreja e com a necessidade dos irmãos.

Ele vendeu um campo que possuía e entregou o dinheiro aos apóstolos. (‭‭Atos‬ ‭4:37)‬ ‭‬‬

É Lucas, o escritor de Atos dos apóstolos que nos diz que Barnabé era um homem bom, e pelo seu relato fica evidente que não é fácil imitar um homem bom. Seu amor se concretiza em atos e não em discurso bonito.

Lucas nos diz que um casal chamado Ananias e Safira, tentaram imitar a conduta de Barnabé e não conseguiram, eles venderam uma propriedade, mas eles não tinham o coração desprendido de Barnabé, eles mentiram aos apóstolos e ficaram com parte do preço. Para os mentirosos e avarentos o fim trágico. (Atos 5: 1-10)

Não é fácil imitar um homem como Barnabé. Antes de nos dizer que ele era um homem cheio do Espírito Santo e de fé, Lucas primeiro nos diz que Barnabé era um homem bom.

Um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E não para por aí, Barnabé segundo outro relato de Lucas (Atos 13:1), era profeta e mestre. Que homem incrível devia ser Barnabé, para ter tamanho reconhecimento da igreja e dos apóstolos.

Quando um certo Saulo chegou a Jerusalém, todos o temiam, não acreditavam que se tornará um cristão. Nessa mesma cidade tinha feito muito males à Igreja e conduziu homens e mulheres ao cárcere.

Mas um homem chamado Barnabé, um homem de bom coração parou para ouvir sobre a sua conversão, viu que Saulo pregava ousadamente, então o levou à presença dos apóstolos.

Quando todos evitavam a Saulo e suspeitavam o pior dele, Barnabé o tomou pela mão e o ajudou, mostrando assim o nível de homem que era.

Que gratidão devia ter Paulo por Barnabé, quão bom e prestativo foi ao ouvi-lo, confiar nele e leva-lo ao convívio da igreja.

Pelos relatos de Lucas, esses dois homens vieram a ser grandes companheiros, juntos e de cidade em cidade, eles anunciavam a Jesus como o Senhor e Salvador. Uma obra do Espírito Santo.

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. (‭‭Atos‬ ‭13:2)‬ ‭

Juntos, eles protagonizaram o que chamamos de primeira viagem missionária. Eles passaram pela Selêucia, Chipre, Salamina, ilha de Pafos, Perge da Panfilia, Antioquia, Icônio, Listra, Derbe, Atalaia, Fenícia e Samaria.

Quantas pregações, quantas almas salvas, quantas pessoas foram curadas, quanta alegria esses homens trouxeram para a igreja com os seus relatos (Atos 15:3). Homens simples usados poderosamente pelo Espírito Santo.

Quando foram iniciar a segunda viagem missionária, os planos não terminaram bem. Barnabé quis levar Marcos com eles, mas Paulo não concordou por Marcos tê-los deixado na Panfilia.

Mais uma vez Barnabé mostra ser um homem de bom coração. Homens bons sempre estão prontos a dar a segunda chance.

Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. (Atos 15:39)

Marcos teve uma nova chance. Barnabé confiou em Marcos, e sua atitude devolveu a Marcos sua auto estima. Um homem bom estende a mão quantas vezes for necessário.

Esta é a última referencia que temos de Barnabé no livro de Atos, mas com certeza ele não parou por aqui, ele continuou trabalhando para o crescimento da igreja e para glória de Deus, porque é isso que homens bons, cheios do Espírito Santo e de fé fazem.

Tertuliano um dos pais da igreja acreditava ser Barnabé o autor da carta aos Hebreus.

Que ele tinha capacidade para isso eu não tenho dúvida. Aliás, muito mais que capacidade, ele tinha um enorme coração, era cheio do Espírito Santo e de fé em Jesus. Tudo o que temos na carta aos Hebreus.

Mais uma vez Barnabé se encaixa perfeitamente no que Lucas diz:
Homens que tem arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. (Atos 15:26)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 18/07/2021
Código do texto: T7301975
Classificação de conteúdo: seguro