João, o apóstolo do amor

Eu, João, sou aquele que ouviu e viu todas essas coisas. (‭‭Apocalipse‬ ‭22:8)

Amor é a palavra de que define este homem humilde e dedicado ao reino de Deus. Ninguém falou mais do amor de Deus do que João.

A mais bela declaração do que representa Deus para todos nós veio deste incrível homem, e até hoje desfrutamos desta revelação.

Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. (‭‭1João‬ ‭4:16‬)

Ao escrever o evangelho que leva seu nome, João ouviu as palavras que nosso Senhor disse ao ilustre visitante chamado Nicodemos.

Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (‭‭João‬ ‭3:16)‬

Eu acredito que essas palavras tiveram mais efeito no coração de João, do que no coração de Nicodemos. Este se tornou um discípulo oculto de Jesus, mas João ? Ele se tornou o apóstolo do amor.

João era o irmão de Tiago, e junto com Pedro, eles se tornaram os discípulos mais próximos de Jesus. João também ficou conhecido como o "discípulo amado", talvez por ser o mais novo dentre os 12 que Jesus escolheu.

Ele recebeu tanto amor de Jesus e viu tanta demonstração de seu amor ao povo, que não tinha como este homem mostrar outra maior característica em sua vida e ministério do que o amor pelas pessoas.

Jesus questionou a Pedro sobre seu amor, mas nunca foi preciso fazer isso com João, este jovem o amava tanto, que foi o único a estar aos pés da cruz e contemplar suas últimas palavras. Ele também recebeu de Jesus a incumbência de cuidar de Maria. (João 19:26,27). Jesus não só o amava, confiava em João.

Aquele jovem que junto com seu irmão Tiago um dia foi chamado por Jesus de "filhos do trovão" (Marcos 3:17), isso possivelmente nos mostra que teriam uma natureza explosiva, mas agora ele é chamado de o "Apóstolo do amor".

Que mudança maravilhosa. Não é isto que Jesus deseja de nós? Ser uma nova criatura?

João, assim como Mateus, Marcos e Lucas, é um dos evangelistas, ele escreveu o evangelho que leva seu nome, ele também escreveu três cartas (1,2,3 João) e o livro do Apocalipse.

João viveu por muito tempo na cidade de Éfeso, onde escreveu o evangelho e as cartas. Nenhum outro escritor deu tanta ênfase ao amor de Deus como ele. Seus escritos exaltam o amor, não foi isso que Jesus fez? Não é isso que precisamos aprender e praticar?

Tiago seu irmão foi o primeiro apóstolo a morrer, foi martirizado a mando de Herodes (Atos 12:1,2). Pedro e João seriam os próximos, nos planos de Herodes, não nos planos de Deus.

Quando o imperador Domiciano enviou João para a ilha de Patmos, seu objetivo era que este grande homem de Deus morresse isolado, mas foi lá na ilha de Patmos, em um de seus piores momentos, que João foi arrebatado em espírito e levado ao céu.

João nos conta porque esteve preso em Patmos: por amar a Jesus, ser um fiel pregador e testemunhar a respeito de seu Senhor e Salvador (Apocalipse 1:9).

Esse homem que tanto amava a Jesus, pôde ver seu amado Senhor em glória, e nos deixar um relato espetacular dos últimos acontecimentos que ouviu é viu no céu.

Depois de setenta anos amando e servindo fielmente a Jesus, esse gigante da fé e do amor deixou este mundo para estar definitivamente com o seu amado Senhor em Glória.

O tempo, as dores, as inúmeras perseguições, o exílio, a solidão, e todas as demais as necessidades, não impediram de João mostrar o que Jesus mais mostrou em seu ministério terreno, o amor pelos pecadores.

João ficou conhecido como o discípulo amado, mas ele se tornou o apóstolo do amor, porque fez do amor de Deus à sua maior mensagem ao mundo.

Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. (1 João 4:11)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 17/07/2021
Código do texto: T7301243
Classificação de conteúdo: seguro