Caráter provado e aprovado

Quanto a Timóteo, vocês conhecem o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai. (Filipenses 2:22)

Podemos definir caráter como sendo o modo de viver segundo determinados valores específicos.

Temos assim um bom ou mal caráter, dependendo se cumprimos ou não estes valores. No caso de Timóteo, seu bom caráter foi formado pela fé que viu em seus familiares.

...a mesma fé que habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice. (1 Timóteo 1:5)

Um bom caráter segundo o que é relativo ao reino de Deus é aquele que segue as regras e os valores de Jesus.

Porque não tenho ninguém com esse mesmo sentimento e que se preocupe tão sinceramente por vocês. (Filipenses 2:20)

Então, todo comportamento que viola estes valores, pertence a alguém de mau caráter.

Do cristão se requer que seja de bom caráter tanto no mundo secular, quanto no reino de Deus, pois assim especificou Jesus.

Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. (Marcos 12:17)

E, a propósito, não é possível ter um bom caráter segundo Jesus, quando não se é um bom cidadão.

....é necessário que ele tenha bom testemunho dos que estão de fora. (1 Timóteo 3:7)

O cristão carrega sobre si o bom nome de Cristo, e é seu dever portanto, moldar o seu caráter a este nome.

Que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. (Filipenses 2:5)

Porque tudo o que pensamos, desejamos, e o que fazemos por meio do corpo, provam e comprovam o nosso caráter.

....honrem sempre a homens como esse. (Filipenses 2:29)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 15/07/2021
Reeditado em 15/07/2021
Código do texto: T7300022
Classificação de conteúdo: seguro