Pedro, um homem que deixou um grande legado para a igreja

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. (Mateus 16:16)

Ao me preparar para escrever sobre este incrível homem de Deus, eu descobri algumas curiosidades.

Nenhum discípulo fala mais do que Pedro nos evangelhos. Jesus fala com ele mais do que com qualquer outro discípulo.

Ninguém fez uma confissão mais ousada que ele. Ninguém interagiu mais com Jesus do que Pedro.

Os evangelhos contêm as listas dos apóstolos. Os nomes variam em ordem, exceto uma: Pedro sempre vem primeiro.

Dado aos extremos, ele era impulsivo, decidido, curioso, orgulhoso, facilmente levado à tristeza, inconsciente de sua própria fraqueza, apressado, obstinado, às vezes errado, mas nunca em dúvida.

E por causa de sua natureza impulsiva, muitas vezes ele se envolvia em sérios problemas por causa do que dizia.

E, no entanto, Jesus claramente o amava. Jesus o amava da mesma forma que amamos nossos filhos indisciplinados e problemáticos.

Ele o amava como amamos nossos filhos quando eles se metem em problemas. Às vezes, nós os amamos ainda mais.

Pra mim, nem mesmo os mais terríveis erros de Pedro o desqualifica. Jesus o chamou sabendo quem ele era, o que ele faria e quem ele seria. E Jesus faz o mesmo comigo e com você.

Depois de mais de dois mil anos, não nos cansamos de ouvir sua história. E quem nunca se viu alguma vez como Pedro? tomando atitudes iguais a dele? E ao mesmo tempo que mostramos bravura, logo mostramos covardia.

Infelizmente, e este é um mal da nossa natureza, nos recordamos mais dos fracassos dos irmãos do que de seus acertos.

Pedro certamente era imperfeito, mas sua personalidade impetuosa também o fez sair do barco e andar sobre as águas (Mateus 14: 27-33).

E foi o único que proclamou ser Jesus o Cristo (Mateus 16:16). Ele esteve no momento da transfiguração (Mateus 17:1-8). Ele agiu como porta voz dos doze (Mateus 15:15; 18:21; Lucas 12:41). Ele esteve com Jesus quando Talita foi ressuscitada(Marcos 5:37).

Foi ele quem ouviu diretamente de Jesus "Apascenta as minhas ovelhas" (João 21:17). Ele teve duvidas, e questionou Jesus sobre o perdão (Mateus 18:21,22), e sobre o lavar seus pés (13:6-9).

Pedro se tornou o porta-voz dos discípulos (Atos 2:14), um líder para os irmãos (Atos 1:15), uma coluna da igreja (Gálatas 2:9), um poderoso pregador do evangelho (Atos 2:14). Ele e João curaram o coxo na porta do templo (Atos 3:6). Foi ele quem orou para a ressurreição de Dorcas (Atos 9:36-41). Foi ele quem disciplinou os perversos Ananias e Safira (Atos 5:1-11). Ele pregou para a conversão de toda a família de Cornélio (Atos 10: 1-45). Ele escreveu duas cartas (1,2 Pedro).

Contudo, também sabemos que Jesus frequentemente corrigia Pedro, às vezes com mão pesada, mas o fazia não para condena-lo ou envergonha-lo, mas para estimular o seu crescimento espiritual. Crescimento que vemos no livro de Atos e em suas cartas.

A história da vida de Pedro nos ensina que Jesus também nos corrigirá e nos convencerá a fazer mudanças em como vivemos, mas Ele também usará nossos erros do passado para glorificá-lo.

Quando as pessoas ao nosso redor testemunharem a diferença em nossas vidas, elas desejarão fazer parte do que só Jesus pode oferecer, perdão e vida eterna.

Assim como os seus maiores erros foram registrados e memorizados para sempre nos Evangelhos, seus acertos também foram, e são eles quem glorificam a Jesus até hoje.

Segundo a tradição, e alguns pais da igreja como Tertuliano e Orígenes confirmam isto, Pedro foi martirizado por volta de 68 d.C., assim como foi Paulo.

E o que concluímos? Que Pedro deixou um grande legado para a igreja, mais do que qualquer outro apóstolo.

E você, já pensou no legado que deixara para a igreja? para os seus filhos? para as gerações futuras?

Tenho certeza que Deus esta trabalhando em nossas vidas com este objetivo, para que nossos erros deem lugar aos acertos e o mundo possa ver que Deus cumpriu em nós suas maravilhosas promessas. Assim que disse a Pedro que faria.

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 15/07/2021
Código do texto: T7299817
Classificação de conteúdo: seguro